“Como você mede um ano? Em dias, pores-do-sol, em noites, copos de café, em centímetros, quilômetros, em risos, discussões. Como você mede, um ano para viver? Que tal com amor? Meça em amor, estações de amor...”. O trecho da versão em português da canção “Seasons of Love” (Rent) deu o tom de reflexão sobre paz, amor e esperança, nas vozes do coral Canto Nobre. Formando por servidores e membros da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o coral se apresentou nesta sexta-feira, 15, aos servidores, durante abertura do projeto “Gestão Presente”.
O grupo ofereceu um presente musical aos servidores com canções que focaram na reflexão e, ainda, na importância do Natal. A apresentação especial contou com a participação do coral Cantinho Nobre, formado por filhos de servidores e membros da Instituição. A “dobradinha musical”, com apresentação dos dois corais, fez um medley de canções populares natalinas e encantou o público presente, que acompanhou com palmas e até fazendo coro às canções.
O diretor regional da DPE-TO em Palmas, defensor público Leonardo Coelho, parabenizou o grupo pelo empenho nas apresentações de final de ano. “Estive no projeto Canto Coral, nesta semana, e o nosso Coral brilhou, mais uma vez. Parabéns a todos os envolvidos e, especialmente, ao maestro por ter aceitado o desafio dos dois corais. Que venham ainda mais integrantes para o próximo ano”, concluiu.
Ao final da apresentação, os coralistas fizeram uma homenagem ao maestro do grupo, Anderson Cleyton, que comemorou aniversário no dia 7 deste mês.
Histórico
Em 6 de novembro de 2013, por meio do Ato nº 464, do defensor público-geral, publicado no Diário Oficial do Estado Nº 4.010, de 22/12/2013, o coral “Canto Nobre” foi instituído juridicamente. Desde então, o grupo tem se apresentado nas unidades da DPE, na Capital e no interior, além de importantes eventos institucionais e artísticos.
As apresentações mais recentes foram na 10ª edição do projeto Canto Coral (saiba mais clicando aqui) e na Cantata Natalina do Hospital Geral de Palmas (leia sobre esse assunto no link: http://www.defensoria.to.def.br/noticia/25446).
O Coral é regido pelo maestro Anderson Cleyton da Silva Menezes, que também integra o coral da Faculdade Católica do Tocantins, onde leciona música e práticas de ensaio. Além de regente, Cleyton é clarinetista e estudante de Licenciatura em Música pela Faculdade Claretiano.