Visando garantir que todos os serviços prestados pela Esdep estejam sempre alinhados às necessidades da DPE-TO, com foco pleno na melhoria do fazer defensorial em prol do público assistido pela Instituição, principalmente o hipossuficiente, está sendo implantada na Escola Superior uma Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Esta implantação se dará de forma sistemática, permanente e atualizada, visando acompanhar os processos avaliativos da Esdep, abrangendo, para este fim, diagnósticos e análises da Pós-Graduação e de todos os cursos, eventos e atividades promovidos pela Escola Superior, considerando-se as seguintes dimensões: Organização Didático-pedagógica; Corpo Docente; e Infraestrutura.
De forma geral, o objetivo deste plano de auto-avaliação institucional é subsidiar as gestões administrativa e pedagógica da Esdep, possibilitando o aprimoramento da qualidade da Escola Superior em si e de cada específica etapa das ações por ela promovidas, em consonância com os princípios fundadores e as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da própria Escola.