Músicas com mensagens de fé e esperança, uma pausa para ouvir e, talvez, aliviar um pouco as dores acometidas pelas enfermidades. Assim, foi a apresentação do Coral Canto Nobre, formado por servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), no Hospital Geral de Palmas (HGP), nesta quarta-feira, 6.
A apresentação teve início na Ala B de Internação, depois seguiu para UTI Infantil, e, por fim, ao Pronto-Socorro da unidade hospitalar, com um repertório composto por canções natalinas, religiosas e da música popular brasileira, entre elas: Felicidade (Marcelo Jeneci), A Paz (Roupa Nova), Aleluia (Leonard Cohen), Dias Melhores (Rogério Flausino) e Medley Natalino do cancioneiro popular. “Nossa proposta é celebrar o Natal, cantar músicas que elevem o espírito natalino das pessoas que estão aqui internadas”, destacou o maestro do Coral Canto Nobre, Cleyton Silva.
Nesse percurso, pacientes, acompanhantes, profissionais e também os integrantes do Coral se emocionaram nas trocas que aconteciam a cada música e os aplausos que as seguiam. “Momentos como esse ajudam as pessoas internadas. Eles trazem mais leveza à alma, e a gente nota durante o trabalho que fazemos que a dor se torna um pouco mais amena quando ele desvia a atenção do foco da dor para algo belo, então a perspectiva de esperança é terapêutica, a música é terapêutica”, ressaltou Maria Arisleda, representante da Pastoral do HGP, formada por 27 instituições religiosas.
A integrante Catarina Lopes também ressaltou o poder da música. “Ela tem o poder de encantar, refletir, mostrar que a vida pode ser melhor, que dias melhores virão. E para nós é uma honra participar e poder retribuir”.
Ana Claudia Moura Figueiredo destacou sobre a experiência de cantar no HGP. “Nó sabemos que a situação aqui é difícil, são muitas dores, muitos sofrimentos, e o Coral já vem aqui há alguns anos, e o que gente quer fazer é trazer um pouquinho de carinho e esperança, através da música, e assim prestar nossa solidariedade”, afirma a integrante.
Agenda
O Coral Canto Nobre se apresentará ainda este ano no “Canto Coral”, realizado pela Fundação Jaime Câmara, no próximo dia 13; e nos dias 14 e 15, na Defensoria Pública, em Palmas.
Canto Nobre
O Coral Canto Nobre é formado por servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e tem como objetivo desenvolver a melhoria da qualidade de vida e socialização, através do canto coral.
O repertório é voltado para a Música Popular Brasileira, com o objetivo de apresentar as canções em formato diferenciado, inserindo elementos de teatro. Para participar são apenas dois pré-requisitos: gostar de cantar e ter disciplina. Os Servidores interessados em participar têm liberação das atividades administrativas nos momentos de ensaios e apresentações.