Além das Revistas Jurídicas, a Esdep fomenta a pesquisa e as produções científicas no âmbito defensorial também por meio de Grupos de Pesquisa.
. Grupos de Estudos em Direitos Humanos e Vulnerabilidades (Gedh): as ações destes grupos de pesquisas visam aproximar pessoas em áreas de pesquisa afins com o intuito de compartilhar pesquisas, estudos, experiências e publicações individuais ou coletivas, sendo divididos pelas seguintes linhas de pesquisa: Direitos Humanos, Vulnerabilidade, Comunicação Social e Defensoria Pública; Direitos Humanos, Vulnerabilidade, Sistema Socioeducativo e Sistema Penal; Direitos Humanos, Vulnerabilidade e Direitos Difusos; e Direitos Humanos, Vulnerabilidade e Políticas Públicas.
Integram estes quatro grupos membras(os) e servidoras(es) da DPE-TO que participam de reuniões, na modalidade virtual, mensal ou bimestralmente, para estudos e reuniões de alinhamentos, preferencialmente nos horários de expediente da Defensoria Pública.
. Grupo de Estudos e Pesquisa em Criminologia e Política Criminal (Gepcrim): criado com o objetivo de estudar, debater e aprofundar os conhecimentos em Política Criminal, Criminologia e conhecimentos afins, tais como em filosofia política e Direitos Humanos.
Atualmente inativo, ele foi composto por 15 integrantes, entre membras(os) e servidoras(es) da DPE-TO, além de profissionais e acadêmicos do Direito e das áreas das Ciências Humanas, o Gepcrim se reúne mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, ocupando-se de estudos de dogmática penal [Direito Penal e Processo Penal Positivo], notadamente com suas implicações à realidade do Estado do Tocantins.