Em apenas um mês, o novo site da Defensoria Pública do Estado do Tocantins,
(www.defensoria.to.def.br) já registrou um número recorde de acessos. No ar desde o dia 17 de maio, quando foi lançado oficialmente pela defensora pública-geral, Estellamaris Postal, o novo site recebeu mais de 7.700 visitas até o momento. Um aumento significativo comparado com o antigo site, que no período de 1º de janeiro a 16 de maio deste ano, obteve um total de 6.518 acessos.
Com uma estrutura totalmente reformulada, a página praticamente superou todas as expectativas de audiência. Hoje a média diária é de 300 a 600 visitações, tendo já atingido mais de dois mil acessos em um único dia, recebendo visitas de todas as regiões do País, inclusive de visitantes internacionais. O número de internautas que nunca haviam navegado no site também teve um aumento de mais de 100%.
Ainda de acordo com dados da Coordenação de Informática da Instituição, grande parte dos acessos é feito através do endereço eletrônico direto do site oficial e também pelo sistema de busca do Google.
A defensora pública-geral, Estellamaris Postal vê com otimismo o aumento de visitação do site oficial da Instituição. “O nosso site é mais um canal de comunicação com a comunidade. Por meio dele, os cidadãos podem acompanhar nossas atividades, conhecer a Instituição, os atendimentos oferecidos e até buscar qual a documentação necessária para cada ação, facilitando o primeiro contato com o defensor público”, ressalta.
Portador de deficiência visual
O site foi desenvolvido de acordo com o Decreto Lei nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade na Internet, o qual diz que as instituições públicas devem dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência visual.
O internauta com deficiência visual navega por todo site sem dificuldades, através de programas leitores de HTML, que lêem para a pessoa o que está na tela. Além disso, na nova versão do site da Defensoria Pública do Tocantins, o usuário pode contar com botões de redimensionamento de fonte facilitando assim, o acesso também para pessoas que possuem limitação para visualizar textos.