edit Editar esse Conteúdo

Palestrantes fazem resgate histórico sobre os direitos das crianças e dos adolescentes

Publicado em 24/11/2022 11:27
Autor(a): Cinthia Abreu/Comunicação DPE-TO
A aula online foi ministrada pela psicóloga Gabriela Maximiano (D) e pela assistente social Valéria Lustosa - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO

Conselheiros e conselheiras tutelares do Tocantins participaram na manhã desta quinta-feira, 24, do Módulo 1 da Capacitação Inicial dos Conselheiros Tutelares no Estado do Tocantins que teve como tema “Aspectos históricos e psicossociais dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil (da coisificação ao protagonismo e o direito à participação – sujeitos de direitos).”  

A aula online foi ministrada pela psicóloga Gabriela Fernandes Maximiano e pela assistente social Valéria Lustosa de Alencar, ambas da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), com transmissão ao vivo pelo canal da DPE-TO no Youtube.

A assistente social Valéria Lustosa de Alencar explicou alguns conceitos como infância e criança, as diferenças de classes sociais e fez um resgate histórico sobre a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. "É importante a gente fazer esse passeio na história da criança e do adolescente, justamente para que possamos fazer uma análise crítica sobre os avanços e conquistas", declarou.

A psicóloga Gabriela Maximiano detalhou alguns conceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e complementou sobre a sua aplicabilidade na sociedade atual para proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.  Ela finalizou destacando o conhecido provérbio africano de que "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança".

Capacitação

A capacitação é uma iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep) e do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério da Mulher da Família, e dos Direitos Humanos.

O objetivo é fornecer instrumentos técnicos aos participantes, que poderão compartilhar experiências e, assim, buscar melhores soluções na efetivação do trabalho de proteção e defesa da criança a do adolescente.

O curso contará com 20 módulos, totalizando uma carga horária de 48 horas. Para participar dos próximos encontros, os(as) conselheiros(as) tutelares poderão fazer a inscrição aqui.

Confira a programação completa aqui



keyboard_arrow_up