“A presença de todos aqui representa o compromisso que temos com o propósito de cada vez mais nos qualificarmos em prol da entrega de um atendimento melhor e mais inclusivo às pessoas assistidas pela Defensoria”. Assim afirmou a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro, nesta segunda-feira, 9, durante a abertura do Curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no nível intermediário. A atividade está sendo realizada no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas.
Tendo como objetivo promover a capacitação em Libras de membras(os) e servidoras(es) da DPE-TO, em especial aquelas(es) que atuam no atendimento direto ao público, isto a fim de garantir às pessoas surdas e deficientes auditivas acessibilidade linguística, o Curso é realizado pela Esdep em atendimento a uma demanda da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai) da Instituição. Ao todo, se inscreveram para este módulo 22 profissionais dos Núcleos Regionais da DPE-TO em Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.
Responsável por ministrar as aulas do Curso, que se estende até a sexta-feira próxima, 13, o professor-intérprete de Libras Maiquel Krutzmann explicou que após já terem aprendido a estrutura básica da Libras, as pessoas inscritas se aprofundarão, nesta etapa, na utilização efetiva de sinais essenciais para estabelecer um diálogo fluente, viabilizando a criação de vínculos com as pessoas surdas assistidas.
“Desde o módulo básico do Curso eu tenho reforçado este papel da Defensoria Pública de ser casa de acolhimento das pessoas assistidas, o que torna ainda mais importante o estabelecimento de vínculos com elas, e este tipo de vinculação com as pessoas surdas vai surgir a partir de uma comunicação em Libras eficiente, eficaz, que de fato atenda às demandas daquelas que buscam os serviços da Instituição”, enfatizou o Professor-Intérprete.
Setembro Azul
Maiquel Krutzmann se disse feliz pelo Curso de Libras estar ocorrendo justamente em setembro, quando se comemora o Setembro Azul, período no qual há campanhas de conscientização sobre a comunidade e a cultura surda, exaltando as histórias de lutas, as conquistas e os desafios que ainda há pela frente para ser enfrentado, como a própria inclusão das pessoas surdas nos mais diversos contextos.
O Curso
O objetivo do Curso é ampliar o atendimento em Libras na DPE-TO, que já possui na própria estrutura profissional fluente na língua de sinais, facilitando, assim, a comunicação junto ao público surdo assistido no âmbito da Instituição.
Leia também
Pessoas surdas: no mês de conscientização e valorização, DPE-TO fortalece atuação por direitos - https://www.defensoria.to.def.br/noticia/pessoas-surdas-no-mes-de-conscientizacao-e-valorizacao-dpe-to-fortalece-atuacao-por-direitos
Setembro Azul: Nuamac destaca importância da inclusão e acessibilidade das pessoas surdas - https://www.defensoria.to.def.br/noticia/setembro-azul-nuamac-destaca-importancia-da-inclusao-e-acessibilidade-das-pessoas-surdas-d344c6f8-45f8-4fac-ae16-f3b16da10de6