edit Editar esse Conteúdo

Em Dianópolis, Defensoria Pública participa de Conferência Regional de Direitos Humanos

Publicado em 05/09/2025 16:03
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Segundo dia de atividade foi realizado no Auditório Municipal Professora Margarida - Foto: DPE-TO Dianópolis/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, em Dianópolis, a 340 km de Palmas, da Conferência Regional de Direitos Humanos realizada na quarta, 3, e nessa quinta-feira, 4, reunindo municípios da região sudeste do estado.

“A participação da instituição nesse espaço de diálogo social é motivo de orgulho, especialmente por, muitas vezes, ser a única representante do sistema de justiça presente em eventos dessa natureza. A presença da Defensoria na conferência reforça sua missão constitucional de ser instrumento de transformação social, atuando ao lado da população mais vulnerável e contribuindo de forma efetiva na elaboração de propostas que visam a garantir e ampliar direitos”, disse a coordenadora do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, defensora pública Mylena Caroline Barbosa Fernandes.

Na Conferência, a assistente jurídico do Nuamac Dianópolis, Marilene Barbosa dos Santos e o pedagogo Aronildo Pereira participaram dos debates dos eixos temáticos.

"Minha participação na Conferência de Direitos Humanos foi uma experiência duplamente enriquecedora, tanto profissionalmente quanto como cidadã. Esse momento reforçou a importância crucial da participação social na construção de um país mais justo”, declarou Marilene Barbosa.

Para Aronildo Pereira Rodrigues Albuquerque, participar da Conferência reforça a importância da participação social na formulação de políticas públicas. “A presença da Defensoria Pública do Tocantins neste evento sublinha nosso papel em garantir que as vozes da sociedade civil sejam ouvidas. A defesa de direitos básicos, como acesso à saúde, educação e moradia, só é eficaz quando construída em parceria com a comunidade.”

Prévias

As Conferências Regionais e a Conferência Estadual de Direitos Humanos são etapas preparatórias para 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília (NDDH).

Na próxima semana, as Conferências Regionais serão realizadas em Araguatins, Divinópolis e Araguaína (veja matéria aqui).

keyboard_arrow_up