edit Editar esse Conteúdo

Araguaína, Araguatins e Divinópolis sediarão Conferências Regionais de Direitos Humanos

Publicado em 04/09/2025 09:34
Autor(a): Comunicação DPE-TO
Araguaína, Araguatins e Divinópolis sediarão Conferências Regionais de Direitos Humanos - Foto: Thaís Freitas/Comunicação DPE-TO

O Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) informa as próximas edições das Conferências Regionais de Direitos Humanos que irão acontecer na próxima semana.

Nos dias 09 e 10, terça e quarta-feira, a Conferência será em Araguatins, na Escola de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho. Para participar, inscreva-se aqui.

Já nos dias 10 e 11, quarta e quinta-feira, a atividade será em Divinópolis, no Centro de Convenções Senador João Ribeiro. As inscrições para participar podem ser feita aqui.

Finalizando a semana, nos dias 11 e 12, quinta e sexta-feira, a Conferência será em Araguaína, na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado. Clique aqui para se inscrever.

Prévias 

Conforme o NDDH, as Conferências Regionais e a Conferência Estadual de Direitos Humanos são etapas preparatórias para 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília (NDDH).

“As conferências regionais configuram-se como momentos importantes de mobilização e debate democrático em todo o Brasil. Essas conferências prévias são fundamentais para fortalecer a democracia e a participação social no país, especialmente após um período de retrocessos significativos na estrutura de articulações no campo dos direitos humanos”, destacou a coordenadora do NHHD, defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso.

A Coordenadora do NDDH explica, ainda, que as Conferências Regionais têm como objetivo principal promover um espaço de diálogo plural, democrático e participativo para a formulação de diretrizes que subsidiarão a construção e implementação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) robusto e eficaz; consolidar um pacto nacional que reforce os compromissos do Brasil com a garantia dos direitos fundamentais; e discutir e propor alternativas para os seis eixos.

Como funciona

As etapas regionais são convocadas pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos do Tocantins e órgãos responsáveis pela pauta de direitos humanos nas respectivas localidades.

Segundo o NDDH, as conferências regionais são responsáveis por eleger pessoas delegadas e aprovar propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual correspondente. A Comissão Organizadora Estadual é quem estabelece as orientações e diretrizes para essas etapas.

O tema central que orienta todas as discussões, desde as etapas prévias até a nacional, é: "Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas".

Etapas regionais do Tocantins

09 e 10 de setembro: Araguatins

10 e 11 de setembro: Divinópolis

11 e 12 de setembro: Araguaína

16 de setembro: Gurupi

keyboard_arrow_up