Dando continuidade à série de rodas de conversas promovidas pelo Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) sobre a Rede de Proteção à mulher vítima de violência, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que integra a Rede, participou de duas ações em Palmas nesta quinta-feira, 7. Desta vez, as atividades foram realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) das quadras 503 Norte e 603 Norte, contemplando os servidores e usuários das unidades.
Na ocasião, a Defensoria Pública foi representada por servidoras do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), a assessora jurídica Franciélis Vargas e a estagiária Isabela Maria, e do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), a assessora jurídica Gianna Nathalya Alvarenga.
Durante as atuações, a DPE-TO distribuiu informativos sobre a atuação da Instituição, como um termômetro da violência, material com elementos que apontam os tipos de violência que afligem a mulher, como a verbal, a psicológica, a patrimonial, a física, dentre outras, e como acionar a Rede de Proteção ao perceber a prática de qualquer uma delas.
A equipe defensorial ressaltou, ainda, que a mulher vítima de violência não precisa ser, necessariamente, hipossuficiente para ser assistida pela Defensoria Pública, visto que a própria vulnerabilidade de momento já a credencia para tal.
Nupav
Além da DPE-TO, por meio do Nudem e da 2ª Defensoria Pública de Violência Doméstica de Palmas, integram o Nupav instituições como a Polícia Militar e a Polícia Civil, que também participaram das ações com orientações sobre como interromper os ciclos de violência contra a mulher, apresentando os canais disponíveis para denúncia, como o 180.
Nudem e Nusa
Para mais informações sobre a atuação do Nudem na proteção à mulher, basta entrar em contato pelo número 3218-1615, que também recebe mensagens pelo WhatsApp.
Já para mais informações sobre a atuação do Nusa na garantia de direitos ligados à área da saúde, basta entrar em contato pelo número 3218-3761.
Leia também
Nudem integra ação da rede de proteção à mulher vítima de violência: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/nudem-integra-acao-da-rede-de-protecao-a-mulher-vitima-de-violencia-no-taquari