edit Editar esse Conteúdo

Nudem integra ação da rede de proteção à mulher vítima de violência

Publicado em 06/07/2022 08:56
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
A ação foi realizada no interior da Unidade de Saúde da Família, localizada no setor Taquari, em Palmas - Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), participou de uma roda de conversa com servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Taquari, setor localizado no sul de Palmas. A ação, desenvolvida na sede da USF do Taquari nesta terça-feira, 5, foi uma iniciativa do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), o qual a Defensoria integra.

Conforme exposto durante a roda de conversa, que contou, também, com representantes de outras instituições que integram o Nupav, como a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC), o principal objetivo da atividade foi esclarecer dúvidas sobre o fluxo de atendimento à mulher vítima de violência e, também, os encaminhamentos necessários junto à Rede de Proteção.

Além disto, na ocasião, as integrantes do Nupav explicaram sobre os tipos de violência; orientaram sobre como ajudar a mulher a interromper a violência pela qual está passando; e apresentaram os canais disponíveis para denúncia.

Representando a DPE-TO na ocasião, a assessora jurídica do Nudem, Franciélis Vargas, explicou que, antes de tudo, é essencial se trabalhar a prevenção; entretanto, em casos nos quais a violência já foi configurada, apenas com o envolvimento de toda a Rede de Proteção haverá a promoção do fortalecimento da mulher violentada.

“Somente com a articulação de toda a Rede garantimos às vítimas um acolhimento seguro em uma casa-abrigo, um atendimento psicológico humanizado e uma assessoria jurídica adequada, visando à garantia de direitos. E estes direitos vão, por exemplo, da necessidade de se judicializar um divórcio, uma separação, uma guarda de filhos ou uma pensão alimentícia, ao acesso a cirurgias reparadoras ou ao aborto legal. É com todas estas garantias que a mulher vítima da violência se sente fortalecida, pronta para recomeçar”, enfatizou Franciélis, que contou com o apoio da estagiária do Nudem, Isabela Maria.

Nudem

Para mais informações sobre a atuação do Nudem na proteção à mulher, basta entrar em contato pelo número 3218-1615, que também recebe mensagens pelo WhatsApp.

keyboard_arrow_up