Confira trechos das falas das autoridades presentes no lançamento da 2ª edição do projeto “Defensorias do Araguaia”.
Primeira-dama do estado de Goiás, Gracinha Caiado: “isso é extremamente importante, porque a gente sabe da carência dessas comunidades e se não fosse o apoio das Defensorias, de chegar até lá, para ver o que eles precisam, não estaria acontecendo. Então parabéns à Defensoria Pública dos três estados por esse trabalho.”
Primeira-dama do estado do Tocantins, Karynne Sotero: “uma alegria enorme estar aqui hoje para dar início a esse projeto tão fantástico e necessário. (...) Quando você vê um vídeo desse, uma pessoa com 50 anos de idade sem ter um documento, isso é inadmissível. Gostaria de parabenizar a Defensoria Pública por essa iniciativa e contem sempre com o apoio do Governo, contem com o meu apoio.”
Secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente: “é muito importante essa junção de Defensorias, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, porque o nosso povo precisa. (...) eu tenho certeza que devemos trabalhar em conjunto para fortalecer, para moralizar, respeitar a nossa cultura, mas também a legislação brasileira que nos fortalece.”
Representando a Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada estadual Cláudia Lelis: “(...) projeto que já demonstrou resultados concretos, com mais de mil atendimentos. Eu confesso que fiquei bastante emocionada em ver o vídeo dos indígenas falarem quanto isso é importante, a gente poder levar a inclusão social, a dignidade, à cidadania a essas aldeias que não têm acesso. Quero parabenizar essa parceria, a gente sabe que quando a gente caminha de mãos dadas tudo fica mais fácil.”
Chefe da Coordenação Técnica Local de São Félix do Araguaia Rafaella Coxini: “Quando a gente leva o próprio Estado pra dentro do território, pra garantir esses direitos, a gente entende que toda comunidade, todo o povo é beneficiado. É de suma importância reconhecer as dificuldades do povo indígena e levar os direitos sociais para os nossos povos. Então agradeço, em nome do meu povo, a presença de vocês e da nossa comunidade.”
Leia também:
Defensorias do Araguaia: 2ª edição é lançada em Palmas. Atendimentos têm início na segunda, 25: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/defensorias-do-araguaia-2-edicao-e-lancada-em-palmas-atendimentos-tem-inicio-na-segunda-25