edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública entrega 500 peças de roupas à Casa da Mulher Brasileira em Palmas

Publicado em 11/09/2025 19:14
Autor(a): Marcos Miranda / Comunicação DPE-TO
Doação de roupas à Casa da Mulher Brasileira de Palmas é parte de relevante projeto com as mulheres vítimas de violência - Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou, hoje, 11, a entrega de 500 peças de roupas à Casa da Mulher Brasileira em Palmas. As peças, resultado de parceria da DPE-TO com a Receita Federal, serão utilizadas no projeto “Ponto de Partida”, iniciativa que será realizada pela DPE-TO e parceiros a fim de se promover geração de renda e incentivar o protagonismo feminino entre as mulheres atendidas na Casa. 

A entrega dos itens de vestuário foi realizada pelo defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e pela secretária municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, à superintendente da Cada Da Mulher Brasileira, Monik Dorta. 

“Este projeto, em parceria com a Receita Federal, transforma peças que seriam incineradas, em oportunidades sociais. É a concretização do nosso compromisso constitucional e da atuação em rede, que gera bons frutos. Agradecemos à Receita, ao Município de Palmas e a Casa da Mulher Brasileira pelo entendimento de que esse projeto pode alcançar muitas mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou Pedro Alexandre.


Solange Duailibe enfatizou o impacto positivo da iniciativa na vida das mulheres: “A Casa da Mulher Brasileira não é apenas um espaço de acolhimento, mas uma casa de esperança. E com projetos como o ‘Ponto de Partida’ e o nosso ‘Entre Linhas e Sonhos’, damos ferramentas para que essas mulheres reiniciem suas vidas com dignidade”.

Ponto de Partida
O projeto é uma iniciativa da Defensoria Pública, por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), em parceria com a Receita Federal e a Casa da Mulher Brasileira. A proposta é que as roupas entregues hoje sejam utilizadas como matéria-prima nas oficinas de capacitação e vendidas em bazares e ações de empreendedorismo feminino.

Coordenadora em substituição do Nudem e titular 2ª Defensoria Pública de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro, também presente na ação de hoje, destaca a importância da atuação Defensoria Pública além dos atendimentos jurídicos: “É essencial que a atuação da Defensoria também se traduza em projetos sociais. O “Ponto de Partida” é um exemplo concreto de como podemos integrar políticas públicas para oferecer novas possibilidades às nossas assistidas”.

A superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Monik Dorta, lembra que a falta de renda é um dos principais entraves para que vítimas consigam romper com ciclos de violência. “Esse projeto vai agregar muito. A autonomia econômica é um passo essencial para que essas mulheres possam recomeçar. Já estamos organizando o cronograma das oficinas, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Estamos buscando trazer o maquinário necessário e formalizar as parcerias para dar início às atividades”.

Também acompanhou a entrega das roupas a assessora do Nudem, Nicole Vilhena.


Edição: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO

keyboard_arrow_up