A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está presente na 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) 2025 com atendimento jurídico aos indígenas participantes da mobilização que ocorre em Brasília até esta sexta-feira, 11.
O evento é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e conta com a presença da coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), defensora pública Letícia Amorim, que fez atendimentos nesta terça-feira, 8.
Para a Defensora Pública a presença da Defensoria Pública do Tocantins no evento é de grande importância para os povos indígenas do Tocantins, pois é um momento de articulação da instituição na construção de políticas públicas em favor dos usuários indígenas. E os atendimentos realizados em conjunto com outras defensorias se constitui uma importante ferramenta de acesso à justiça para os povos indígenas
A participação da DPE-TO no evento é resultado de reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), com a presença do defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, realizada em Brasília, no dia 19 de março último.
O Acampamento Terra Livre é uma mobilização indígena, que reúne diferentes etnias e discute direitos e políticas para os povos originários.
Edição de texto: Gisele França/Comunicação DPE-TO