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Defensoria Pública alerta pessoas atendidas sobre a importância da atualização de dados cadastrais

Publicado em 10/11/2021 09:17
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
O alerta da Defensoria Pública é para que todos os assistidos mantenham em dia a atualização dos dados - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO





Atenção, assistidos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)! Você mudou de endereço, telefone, e-mail ou qualquer outro contato e não comunicou à Instituição? Cuidado, o seu processo pode ser prejudicado pela falta de atualização de dados cadastrais junto à instituição. O alerta da Defensoria Pública é para que todos os assistidos mantenham em dia a atualização dos dados, bem como a documentação do processo, de forma a não ficarem incomunicáveis, não podendo serem informados sobre o andamento da solicitação e por vezes o que até impossibilita o prosseguimento do feito na Justiça.

De acordo com o defensor público da 4ª Defensoria Pública de Família e Sucessões de Palmas, Leonardo Coelho, é frequente que assistidos deem entrada no processo, mudem os canais de contato e não informem à Defensoria Pública, impedindo, por muitas vezes, o andamento do processo judicial. “Uma vez que você deu entrada em um processo na Justiça, você tem o dever de manter a sua documentação e os seus canais de contato atualizados”, orienta Leonardo Coelho.

Segundo ele, a falta de atualização pode culminar, inclusive, no arquivamento do processo. “Se a pessoa atendida muda o telefone, não nos informa e a Justiça o procura naquele telefone ou endereço informado e não o encontra, o processo é extinto, e tudo aquilo que ele estava requerendo na Justiça é perdido. Em alguns casos, é possível se recuperar, mas em outros tantos não se recupera mais”, afirma o Defensor Público ao citar como exemplo ações de pensão alimentícia. “É possível se perder o caráter de alimentos daquela parcela que o devedor não pagou porque a pessoa deixou o processo ser arquivado”, citou.

Leonardo Coelho complementa, ainda, que, no início, a pandemia trouxe uma morosidade ao andamento dos processos judiciais em razão das adaptações necessárias nos formatos de atendimento. Contudo, essa não é mais a realidade, já que, mesmo com os atendimentos presenciais suspensos na Instituição, existem outros diversos canais de atendimento e comunicação. “O ritmo das atividades processuais já se recuperaram e é essencial que todos mantenham os seus dados atualizados”, reafirma.

Intimação eletrônica

O Defensor Público acrescenta que, especialmente agora, com as intimações eletrônicas, é imprescindível manter o conato telefônico, principalmente, atualizado.

Canais de atendimento

A Defensoria Pública segue atendendo a todas e todos os assistidos. Basta procurar a Instituição pelos vários canais de atendimento que estão disponíveis, seja por telefone, WhatsApp ou agendamento online. Confira aqui as possibilidades:

  • Agendamento online: para fazer o seu agendamento pela internet, acesse o site da Defensoria Pública (www.defensoria.to.def.br) e clique onde está escrito “Agendamento Online”. Você também pode ir direto para a página do agendamento clicando em: https://agendamentoonline.defensoria.to.def.br/auth/sign_in.


  • Ligação ou WhatsApp: nas cidades ainda não contempladas com o agendamento ou pelo “Alô, Defensoria”, as pessoas que precisam de atendimento podem agendá-lo por meio de ligação telefônica e/ou aplicativo de mensagens WhatsApp. Os números dos contatos por cidade estão disponíveis no site (www.defensoria.to.def.br): basta acessar e clicar onde está escrito “Telefones por cidade”. Para ir direito à lista com os contatos, acesse: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/48578. Os agendamentos e atendimentos são feitos de segunda a sexta (dias úteis) das 8h às 12h e das 14 às 17 horas.
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