Presentes no lançamento da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia, realizado na manhã de hoje, 20, no auditório da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas, o cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá e o cacique da Aldeia São Domingos, Rafael Tewahyte Karajá, falaram sobre a importância dos atendimentos nas aldeias indígenas.
Para Rafael Tewahyte Karajá, a presença das instituições amplia o acesso aos direitos das comunidades. “É uma honra estar aqui representando minha comunidade. É uma satisfação muito boa ver as Defensorias de Goiás, Mato Grosso e Tocantins fazendo essa parceria para atender a gente. A gente como indígena sofre muito na questão da logística, atendimentos, temos dificuldades de ir na cidade. Essa parceria, esse apoio que vocês fizeram na primeira edição foi muito bom, e agora está previsto para ser melhor ainda”.
Da Aldeia Fontoura, no Tocantins, o cacique tradicional Waxio Karajá reforçou a importância e a expectativa para a 2ª edição do projeto. “Eu me sinto muito feliz com essa oportunidade de estar aqui representando meu povo. Na minha aldeia vamos recepcionar esse povo de braços abertos. Estou muito alegre com este evento porque é algo muito importante. Nunca tinha acontecido antes. Estamos de portas abertas para receber todos”.
Na solenidade, os Caciques foram homenageados pelo apoio concedido para a realização da 1ª edição do Projeto, em 2024, e para a edição deste ano.
Defensorias do Araguaia
O “Defensorias do Araguaia” representa uma ampla frente de serviços prestados gratuitamente a indígenas que, por estarem isolados geograficamente, têm ainda mais dificuldade para acesso à Justiça e a outros serviços essenciais para cidadania.
O Projeto, portanto, promove esses atendimentos com serviço jurídico integral e gratuito prestado pela Defensoria Pública e por meio de uma grande rede de parceiros. A iniciativa é da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), sendo realizada conjuntamente com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT).
Leia também
Defensorias do Araguaia: 2ª edição é lançada em Palmas. Atendimentos têm início na segunda, 25: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/defensorias-do-araguaia-2-edicao-e-lancada-em-palmas-atendimentos-tem-inicio-na-segunda-25