edit Editar esse Conteúdo

“Atendimento humanizado” é foco de discussão durante capacitação com conselheiros tutelares

Publicado em 12/01/2023 16:26
Autor(a): Wanda Citó/estagiária sob supervisão da coordenadora de Jornalismo Gisele França
Defensor público da DPE-CE Adriano Campos foi o responsável por ministrar o quarto encontro da capacitação - Foto: Reprodução da transmissão no Youtube

“Nós profissionais que atuamos na rede protetiva temos que estar preparados para acolher e dar atendimento humanizado para cada criança ou adolescente que chega fragilizado”. O alerta é do defensor público da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE) Adriano Leitinho Campos, que ministrou nesta quinta-feira, 12, o quarto encontro da Capacitação Inicial dos Conselheiros Tutelares no Estado do Tocantins, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Durante o encontro, que teve como tema “Um olhar humanizado sobre os direitos da criança e do adolescente com ênfase na atuação do Conselho Tutelar”, Adriano Campos destacou a importância da escuta especializada durante os atendimentos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“É importante que os conselheiros e conselheiras tutelares estejam munidos de conhecimento, e assim, possam realizar uma escuta especializada, para que não haja ensejo de uma revitimização daquela criança ou adolescente, ou até mesmo tornar mais traumática a violência vivenciada”, destacou o Defensor Público da DPE-CE.

A Capacitação

A capacitação é uma realização da DPE-TO, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério da Mulher da Família, e dos Direitos Humanos.

O objetivo é promover a formação continuada dos conselheiros tutelares (titulares e suplentes) a partir da oferta de instrumentos técnicos e do compartilhamento de experiências que favoreçam a busca por melhores soluções na efetivação do trabalho de proteção e defesa da criança a do adolescente.

Ao todo, o curso, que ocorrerá no formato online, conta com 20 módulos, totalizando uma carga horária de 48 horas. As atividades se estendem até o até o dia 14 de junho de 2023, sendo todas elas transmitidas pelo canal oficial da DPE-TO no Youtube.

Os(as) interessados(as) em participar podem se inscrever aqui.

Confira aqui a programação completa da Capacitação.


keyboard_arrow_up