Nesta quarta-feira, 27, a Aldeia Fontoura, município de Lagoa da Confusão, recebe a 2ª edição do projeto Defensoria do Araguaia. Projeto que conta com uma grande rede de parceiros que, juntos, atuam buscando superar as barreiras geográficas e estruturais que dificultam aos povos indígenas o acesso à justiça e à cidadania.
A ação é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), realizada conjuntamente com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT).
A 2ª edição do “Defensorias do Araguaia” iniciou na segunda-feira, 25, com atendimentos na Aldeia São Domingos, em Luciara (MT). (veja a matéria completa aqui).
Aldeia Santa Isabel do Morro
Já na quinta-feira, 28, por meio do programa “Defensoria Itinerante”, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) irá ofertar atendimento jurídico e gratuito aos indígenas da aldeia Santa Isabel do Morro, também em Lagoa da Confusão, na Ilha do Bananal.
Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h30, na Escola Indígena Maluá, com orientações e atendimentos em diversas áreas, como Família e Sucessões, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fazenda Pública, Moradia, Saúde e Direitos Humanos.