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Defensoria Pública já passa de 13 mil atividades por meio dos pólos de atendimento remoto

Publicado em 07/04/2020 14:14
Autor(a): Cinthia Abreu / Comunicação DPE-TO
Defensoria Pública já passa de 13 mil atividades por meio dos pólos de atendimento remoto - Foto: Publicidade DPE-TO

Os números de atendimentos em trabalho remoto apresentados pelo departamento de Estatística da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), diante de um cenário mundial marcado pelo combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), se superam a cada balanço finalizado. Conforme a última apuração, que data o período de 30 de março a 5 de abril, a Instituição realizou um total de 7.154 atividades sendo, entre essas, 1.431 atendimentos jurídicos. Desde o início da implantação dos pólos de atendimento remoto, as atividades realizadas ultrapassam 13 mil.

Além das 7.154 atividades realizadas entre os dias 30 de março e 5 de abril, se enquadrando aqui atendimentos jurídicos a pessoas hipossuficientes, ações na Justiça, orientações, providências processuais, entre diferentes tipos de assistências, outras 5.900 já haviam sido formalizadas entre os dias 23 de março e 29 do mesmo mês. Ou seja, em duas semanas, entre o dia 23 de março, data-início dos atendimentos remotos na Instituição, e o dia 5 de abril, um total de 13.054 atividades foi registrado. Neste mesmo período, 2.364 atendimentos especificamente jurídicos foram realizados.

Registros recentes

Considerando o levantamento mais recente, a maior demanda da DPE-TO segue na área de Família, com 40% da totalidade dos atendimentos, seguido por Cível/Saúde (22%), Criminal (20%), Fazenda e Registros Públicos/Saúde (7%), Execução Penal (5%), Infância e Juventude (3%), Juizado Especial Cível (2%), Precatória (2%) e Juizado Especial Criminal (0,4%).

Atendimentos remotos

Os números positivos dos atendimentos remotos representam a atuação da Defensoria Pública para medidas de prevenção ao novo coronavírus, já que nos atendimentos à distância (realizados por telefone, e-mail e/ou mensagens de WhatsApp) estão assistidos que não precisaram sair de casa para serem atendidos, evitando, com isso, o fluxo de pessoas nas ruas.

De acordo com a defensora pública corregedora-geral da DPE-TO, Irisneide Ferreira dos Santos Cruz, os números de atendimentos se superam a cada amostragem. “São dados que demonstram comprometimento de membros, servidores, estagiários e colaboradores na entrega ágil da prestação jurisdicional para que o cumprimento da nossa missão não pare neste momento de pandemia”, declara a corregedora-geral Irisneide Ferreira.

O balanço da Corregedoria Geral da Defensoria Pública refere-se aos atendimentos e atividades diretamente relacionados aos assistidos e, portanto, não considera os números das atividades dos setores administrativos e áreas-meios, que também atuam remotamente.


Leia também:


Orientações da Defensoria Pública para as pessoas assistidas

https://www.defensoria.to.def.br/noticia/42358

Mais de 5,9 mil atividades já foram realizadas por meio dos pólos de atendimento remoto da DPE-TO

https://www.defensoria.to.def.br/noticia/42512

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