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Mais de 5,9 mil atividades já foram realizadas por meio dos pólos de atendimento remoto da DPE-TO

Publicado em 30/03/2020 12:03
Autor(a): Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Mais de 5,9 mil atividades já foram realizadas por meio dos pólos de atendimento remoto da DPE-TO - Foto: Autor não informado


Os números de atividades e atendimentos representam pessoas em todo o Estado que iniciaram atendimento ou receberam orientações e tiveram providências em seus processos judiciais sem a necessidade de saírem de casa.



Por meio dos pólos de atendimento remoto criados pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) já foram realizadas mais de 5,9 mil atividades defensoriais em todo o Estado, como atendimentos jurídicos a pessoas hipossuficientes, ações na Justiça, orientações, providências processuais, entre outras assistências. Os dados são da Corregedoria Geral da DPE-TO e referem-se ao período de 23 de março, quando o sistema de atendimento remoto foi implantado, até ontem, 29.

Entre as atividades, as de maior destaque são as relacionadas aos atendimentos jurídicos: 933 foram registrados em todas as comarcas do Estado. Analisando as atividades por áreas, a de Família é a de maior percentual: 33%, seguida por Criminal (27%) e Cível (24%).

Os números positivos do atendimento remoto representam a atuação da Defensoria Pública para medidas de prevenção ao coronavírus, já que nos atendimentos à distância (realizados por telefone, email e/ou mensagens de WhatsApp) estão pessoas que não precisaram sair de casa para serem atendidas, evitando, com isso, o fluxo de pessoas nas ruas.

Evitar sair de casa sem necessidade é uma das orientações das organizações de saúde para o enfrentamento ao novo vírus.

“O atendimento remoto é uma medida de prevenção para as pessoas assistidas e para o corpo funcional da Instituição. Por meio dessa forma de trabalho a Defensoria Pública continua prestando o atendimento jurídico de qualidade e atenção aos necessitados. A DPE não para e todos e todas da Instituição estão engajados para que as pessoas assistidas tenham seus atendimentos sem saírem de suas casas”, disse o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.

O balanço da Corregedoria Geral da Defensoria Pública refere-se aos atendimentos e atividades diretamente relacionados aos assistidos (as) e, portanto, não considera os números das atividades dos setores administrativo e área meio, que também atum remotamente.


Leia também:

Orientações da Defensoria Pública para as pessoas assistidas
https://www.defensoria.to.def.br/noticia/42358


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