edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública participa de 1º Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Publicado em 17/03/2020 15:15
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensoria Pública participa de 1º Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Instituição foi parceria do evento, promovido pelo 1º Batalhão da Polícia Militar em Palmas. Na ocasião, também foram arrecadados alimentos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer



Centenas de pessoas, desde crianças a idosos, abraçaram a causa da proteção às mulheres e aos direitos destas e participaram do 1º Passeio Ciclístico Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que aconteceu em Palmas, no último sábado, 14. Uma realização do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), contando com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e de outros parceiros, o evento teve como proposta homenagear o público feminino em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 8 de março, e, principalmente, colocar em evidência a necessidade de se conscientizar a todos sobre o alto índice de violência contra as mulheres.

Representaram a DPE-TO na atividade as defensoras públicas Franciana Di Fátima Cardoso, coordenadora do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e Vanda Sueli Machado, titular da 2ª Defensoria da Violência Doméstica. Além delas, as servidoras Catarina Lopes, Franciélis Vargas e Thainara Barros, e o servidor Silas Araújo, também contribuíram com a ação.

De acordo com a defensora pública Vanda Sueli, ver o Passeio Ciclístico ser abraçado pela sociedade significa que as diversas campanhas de combate à violência contra a mulher surtiram efeito no contexto da conscientização de boa parte da população, formando, assim, multiplicadores dos direitos das mulheres.

“Atividades como esta são de suma importância, uma vez que quando abraçadas desta maneira pela sociedade, a causa, a luta em si ganha uma imensa visibilidade. E ao vermos tantas pessoas participando da ação é um sinal de que aquelas sementinhas que a Defensoria Pública e outras instituições plantaram no que se refere ao combate à violência contra a mulher estão florescendo, gerando resultados lindos que nos trazem a esperança de que dias melhores estão chegando”, exaltou Vanda Sueli.

Para Franciana Di Fátima, existem duas questões muito relevantes neste evento que dão maior destaque à grandeza da ação realizada.

“A primeira é que ela partiu da Polícia Militar, que com a respeitabilidade que tem perante a sociedade pode gerar um reflexo de coibição maior das práticas de violência contra a mulher a partir desta atividade de conscientização, pois todos passam a entender, com mais clareza, que a Instituição não vai aceitar a violência contra a mulher. A segunda é poder mostrar, de fato, junto à sociedade, em meio a ela, que a pauta é muito relevante, sendo fundamental se falar deste crime contra os direitos das mulheres”, explicou a Defensora Pública, que cumpriu os 12 km de percurso do Passeio Ciclístico, que teve como pontos de saída e chegada a sede do 1º BPM, na Quadra 303 Sul.

Por fim, a Coordenadora do Nudem destacou uma sugestão para as futuras novas edições do Passeio Ciclístico.

“Eu torço, agora, que novas edições ocorram e que as próximas sejam realizadas para as periferias de Palmas, para setores mais pobres da Capital, como sugerimos em uma reunião com o comando do 1º Batalhão da Policia Militar. E caso isto ocorra, a Defensoria estará atuando em conjunto com a PM novamente, pois sempre estamos engajados nas ações em favor dos direitos das mulheres e nos disponibilizamos a sermos parceiros de todos aqueles que pensam e agem a favor desta causa”, enfatizou Franciana Di Fátima.

Reconhecimento pela atuação

De acordo com informações dos organizadores, cerca de 250 pessoas participaram da atividade, que foi encerrada com uma superducha promovida por um caminhão do Corpo de Bombeiros, com a oferta de diversas frutas para os participantes e com a distribuição de mudas de plantas do cerrado para quem tivesse interesse. Comandante do 1º BPM, o tenente coronel João Leyde de Souza Nascimento exaltou a união dos participantes no apoio ao combate à violência contra a mulher, destacando a importância da atuação da DPE-TO neste contexto.

“Além de um momento lúdico, esportivo, este evento traz um importante recado: todas as instituições, as organizações e a sociedade devem se unir para, juntas, debelarem a questão da violência contra a mulher, que é um mal social muito forte que causa vários impactos negativos. E em ações que promovem esta reflexão, esta atuação contra a violência, a Defensoria Pública, que preza pela justiça social e se pauta nela em sua atuação em prol da garantia de todos os direitos, é uma Instituição parceira que jamais pode faltar em atividades como esta que realizamos”, enalteceu o comandante Souza.

Doações

Apesar das inscrições serem gratuitas para se participar do Passeio Ciclístico, os organizadores incentivaram que doações voluntárias de 2 kg de alimentos não-perecíveis fossem feitas para que o montante coletado pudesse ser doado à Liga Feminina de Combate ao Câncer. No caso, um veículo disponibilizado pela Defensoria Pública serviu de ponto de coleta e o que se notou foi que a maior parte dos participantes foi generosa e levou produtos para serem doados.

keyboard_arrow_up