edit Editar esse Conteúdo

Estudantes de Dianópolis serão beneficiados com projeto de cinema de direitos humanos

Publicado em 14/02/2020 16:45
Autor(a): Cinthia Abreu
Estudantes de Dianópolis serão beneficiados com projeto de cinema de direitos humanos - Foto: Divulgação

Os estudantes de escolas públicas e a comunidade local do município de Dianópolis, no Sudeste do Estado, a 338 km de Palmas, seriam beneficiados com uma parceria especial que envolve arte, cultura e educação. A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas de Dianópolis (Nuamac Dianópolis), e a Vara do Trabalho de Dianópolis, vão se unir para levar dois projetos de sucesso ao município, no mês de março. A DPE-TO executará o Cine Defensoria e a Vara do Trabalho o Cineclube Magá, ambos com o intuito de promover o acesso à cultura por meio do cinema.

Uma reunião nesta sexta-feira, 14, na sede da Vara do Trabalho, teve como objetivo firmar a parceria entre a Vara do Trabalho e a Defensoria Pública para executar o projeto no município. Estiveram presentes no encontro o defensor público e coordenador do José Raphael Silvério, o assessor Jurídico do Nuamac Dianópolis, Magno Gledson Romão Moura, e o assessor Jurídico da Vara do Trabalho, Francisco Viana.

As temáticas dos filmes, que serão apresentadas ao longo do mês de março, envolvem assuntos relacionados aos direitos humanos, como população em situação de rua e internações compulsórias, redução da maioridade penal, movimentos sociais, encarceramento em massa, invisibilidade da mulher transexual, feminismo negro, aborto e judicialização da vida, democracia e direitos fundamentais, saúde mental, álcool e outras drogas, dentre outros.

O coordenador do Nuamac Dianópolis afirma que a utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. “A inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos”, defende José Raphael.

O assessor jurídico da Vara do Trabalho, Francisco Viana, complementou que os filmes influenciam e refletem-se no modo das pessoas pensarem. “O cinema como qualquer outra expressão artística pode representar a realidade social, seja apontando as contradições presentes na sociedade, discutindo a respeito de temas complexos (violência, revolução, política, opressão, etc) ou de algum modo dialogando com problemas socioculturais de determinado período histórico", ressaltou.


Cine Defensoria

O projeto pretende aproximar a Defensoria Pública da comunidade, por meios extrajudiciais, utilizando como mecanismo de interação a exibição pública de filmes e mídias em geral, franqueando o livre acesso, com temáticas relativas às áreas fim e de atuação da Defensoria Pública e sobre direitos humanos, bem como a promoção de debates e orientações jurídicas gerais de forma multidisciplinar, utilizando a linguagem cinematográfica.

O Cine Defensoria é realizado pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NDDH), com o objetivo de integrar entretenimento, reflexão e temas relacionados aos direitos humanos. O público-alvo são escolas ou espaços comunitários. Os interessados em receber o projeto podem procurar o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da DPE-TO.


CineClube Magá

O CineClub Magá é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter cultural, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômico, sem cunho religioso ou partidário. Tem como perfil a conscientização dos direitos sociais, inclusão social, dignidade da pessoa humana, além de proporcionar o acesso aos estudantes, cidadãos de Dianópolis, comunidades e cidades circunvizinhas a magia e o encantamento com a arte e cultura do audiovisual. Seu nome presta homenagem à ativista cultural, Professora Margarida Maria de Lima, conhecida com Magá.

keyboard_arrow_up