Cerca de 40 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz da Silva participaram da palestra “Família, divórcio e parentalidade”, promovida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do projeto Defensoria Pública nas Escolas. A atividade foi realizada nesta quinta-feira, 31, no auditório da unidade escolar, localizada no setor Santa Fé, na região sul de Palmas.
Coordenada pela gerente de ensino e capacitação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Sônia Maria de Souza Ribeiro, a palestra foi ministrada por duas integrantes da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, a pedagoga Girlane dos Anjos Cabral Fernandes e a psicóloga Monique Mendonça Ribeiro, que destacou o valor educacional da atividade.
“A gente percebeu que a realidade do grupo que participou é a da convivência com estas questões de divórcio e conflitos parentais em casa. Por isto, abordamos as diversas formas que estes conflitos podem ocorrer, os orientando sobre como lidar com estas situações para que superem estas fases difíceis e se tornem adultos mais preparados, inclusive para formar novas famílias no futuro. Esta educação sobre o tema que passamos para eles contribui muito para que superem as adversidades que, segundo eles mesmos, são enfrentadas diariamente no ambiente familiar”, ressaltou Monique.
Já para a pedagoga Girlane Fernandes, outro ponto importante contemplado durante a palestra foi o dos alunos entenderem que, por mais que haja sofrimento na convivência conflituosa dentro do lar, eles precisam manter o foco em outras atividades de fundamental importância para o desenvolvimento deles.
“Nós tivemos a preocupação de orientá-los a tentar, ao máximo, gerenciar a dor por vivenciar estas problemáticas dentro de casa, porque, embora haja o conflito entre os pais, ou que estes decidam pelo divórcio, a vida destes alunos continua. Por isto, eles devem se resguardar para focar em outras questões fundamentais, como a aprendizagem escolar, os relacionamentos interpessoais e até em um relacionamento que virão a assumir na vida adulta, lembrando que eles são pessoas que têm uma história de vida que pode ser diferente da dos pais”, explicou a Girlane.
Parceria bem-vinda
Para a orientadora educacional da ETI Carolina Campelo, Eliane Oliveira Santos Araújo, por mais que o corpo docente da unidade atue no acompanhamento dos alunos, procurando os orientar, este tipo de parceria é fundamental para trazer novos esclarecimentos para aqueles que vivenciam as problemáticas dos conflitos familiares em casa.
“Todo educador já faz o papel de psicólogo, de assistente social e de família mesmo para muitos alunos que não têm abertura de diálogo em casa. Mesmo assim, esta ação da Defensoria Pública é muito bem-vinda, pois, por mais que estes estudantes só tenham entre 13 e 15 anos, eles assimilam bem as orientações que são passadas, principalmente por quem tem ainda mais propriedade para tratar desta temática, que traz mais esclarecimentos sobre como eles devem lidar com os problemas que vivem no lar, os ajudando a amadurecer. Além disto, a Defensoria ensina sobre alguns direitos que eles têm e apresentam a Instituição como um lugar que eles podem procurar caso precisem de alguma ajuda mais efetiva, o que é muito importante”, destacou Eliane Araújo.
O projeto
Desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed), o Defensoria Pública nas Escolas promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pelas comunidades locais.
O objetivo do projeto é instruir a comunidade escolar sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética; direito; saúde e violência; e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, colaborando, assim, com o processo educacional dos participantes.