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Nudecon prestigia formatura em Libras de primeira turma de atendentes da BRK Ambiental

Publicado em 29/10/2018 15:23
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
O coordenador do Nudecon, defensor público Maciel Araújo (E), durante a solenidade de formatura - Foto: BRK Ambiental / Divulgação


Resultado de uma recomendação do Nudecon junto à concessionária, curso foi realizado pela IFTO, contemplando 15 profissionais que atuam em Palmas


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou a formatura da primeira turma do curso de formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) de atendentes da BRK Ambiental. Ao todo, 15 atendentes da concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário que atuam em Palmas foram certificados durante a cerimônia, realizada no último sábado, 27, no campus da Capital do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO), parceiro na iniciativa e responsável por ministrar o conteúdo.

Autor da recomendação que visa gerar maior acessibilidade à população com deficiência encaminhada à concessionária, o defensor público e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria, Maciel Araújo Silva, destacou a importância da capacitação como elemento transformador de vidas.

“O curso foi uma capacitação para que os atendentes consigam se comunicar com os clientes deficientes auditivos. Entretanto, ele termina sendo mais do que uma simples capacitação, pois, agora, esses atendentes se tornaram agentes transformadores que podem promover a informação para esses consumidores e também garantir outros direitos que vão além da acessibilidade, como a dignidade da pessoa humana, a cidadania e o direito à informação, dentre outros garantidos pela nossa legislação constitucional e infraconstitucional”, enfatizou o Defensor Público.

Libras e Braile
Encaminhada para a BRK e para a Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica no Tocantins, isto em setembro de 2017, a recomendação da DPE-TO, por meio do Nudecon, é fundamentada no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Ainda de acordo com Maciel Araújo, além de viabilizar o curso de Libras, a iniciativa também garantiu a inclusão do Braile nas faturas de água e de energia elétrica.

“Esse nosso trabalho foi focado na preocupação com os consumidores com deficiência auditiva e visual. Após a recomendação que fizemos, a BRK, além de promover a capacitação de funcionários no curso de Libras, também confeccionou as faturas em Braile, sendo que o Braile também já está presente nas contas da Energisa. Tudo isto é muito importante para gerar o acesso à informação aos consumidores deficientes”, afirmou o coordenador do Nudecon.


Leia mais:

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