edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública realiza premiação do I Concurso de Práticas Inovadoras da Instituição

Publicado em 21/09/2018 18:28
Autor(a): Cinthia Abreu / Ascom DPE-TO
Solenidade de premiação foi realizada no auditório da DPE-TO, em Palmas - Foto: Loise Maria / Ascom DPE-TO

Os vencedores do I Concurso de Práticas Inovadoras da Defensoria Pública do Estado do Tocantins foram os projetos “Zap Defensoria” (1º lugar), “Chatbot - Atendente Virtual” (2º lugar) e “Porta” - Programa de Orientação e Treinamento do Assistido (3º lugar). A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira, 21, no auditório da sede da Instituição, em Palmas, com a presença de defensoras e defensores públicos, e servidoras e servidores.

O defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, disse que o Concurso tem o objetivo de instigar a criatividade de cada membro e servidor a colaborar com a transformação do mundo e não somente da Instituição. “O dever de administrar o serviço público não é exclusivo dos políticos. O projeto instiga as pessoas a saírem da sua zona de conforto e a buscarem por si próprias, com apoio da gestão, um mundo transformador das pessoas e do meio onde elas exercem o seu labor”, disse.

Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), o defensor público Fabrício Dias destacou que o Concurso é essencial para o sucesso da Instituição. “É um concurso que tira o melhor dos nossos servidores a favor da população carente do nosso Estado, no sentido de desburocratizar e colocar a Defensoria em um passo a frente de economia de postos e inovação”, considerou.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), Renan Oliveira de Freitas, parabenizou a Gestão Superior pelo Concurso. “A gente espera que seja o primeiro evento de vários outros e, sempre que possível, o Sindicato irá contribuir com essa e outras práticas que venham fomentar ainda mais o conhecimento e a integração dos servidores e, consequentemente, a melhor prestação de serviço público de qualidade à população carente de nosso Estado, que é o nosso objetivo principal”, declarou Renan.

Segundo a responsável pela área de Gestão de Pessoas, Tatiana Passarini Scarceli, o Concurso recebeu 19 propostas de todas as regiões do Estado. “Por isso, chegar neste dia festivo, de comemoração, é um passo muito importante para a Instituição, que se propõe a incentivar o reconhecimento de práticas que contribuam para a melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.”

Solenidade
Antes da premiação, os responsáveis pelos três projetos finalistas fizeram uma breve exposição de cada projeto.

A solenidade contou também com apresentação musical do Coral Canto Nobre, formado por servidores da DPE-TO, que executou o Hino Nacional e, ainda, apresentou um pout-porri com clássicos da Música Popular Brasileira.

Concurso
O objetivo do I Concurso de Práticas Inovadoras da Defensoria é identificar e premiar práticas que resultem no aumento da eficácia e eficiência da Instituição, na redução efetiva dos gastos públicos, na desburocratização e simplificação de procedimentos e que tenham como foco o assistido.

Ao avaliar as propostas inscritas, o Comitê de Avaliação e Julgamento levou em consideração as áreas dos projetos (práticas jurídicas, atendimento ao assistido e gestão institucional) e considerou, entre outros quesitos, resultados que levaram à redução efetiva e mensurável dos gastos públicos e a desburocratização de procedimentos.


keyboard_arrow_up