Para oportunizar àqueles que têm dificuldades de acesso a uma das nove Diretorias Regionais da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a Instituição, por meio do projeto Defensoria Itinerante, tem levado o atendimento jurídico a diversas localidades tocantinenses mais isoladas dos grandes centros. Desta vez, moradores do assentamento Santa Rita, localizado na zona rural do município de Bom Jesus do Tocantins, foram assistidos por membros e servidores.
Na ocasião, cerca de 40 atendimentos foram realizados pela equipe que atuou nesta edição do "Defensoria Itinerante". No geral, os assistidos buscaram orientações resolver problemáticas ligadas a questões fundiárias, familiares e até mesmo criminais.
A ação no assentamento Bom Jesus do Tocantins foi liderada pelo defensor público Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, titular da Defensoria Pública de Pedro Afonso. Para ele, o Projeto é fundamental por legitimar o papel da Instituição. “O 'Defensoria Itinerante' tem grande importância porque leva atendimento àquelas pessoas que, por vezes, não conseguem se deslocar para as sedes da Instituição e, notadamente, as famílias da zona rural passam por esta dificuldade. Então, a Defensoria Pública cumpre o seu papel constitucional quando leva o atendimento aos necessitados que vivem nas regiões mais distantes”, destaca Pedro Alexandre.
Em 2018, de janeiro a julho, o projeto Defensoria Itinerante já atendeu a mais de 800 pessoas em várias regiões do Estado. Nesta sexta-feira, 3, outra edição do Projeto é realizada, desta vez pela equipe da DPE-TO em Colmeia, com atendimentos em Couto Magalhães.
Leia também:
Defensoria Itinerante: mais de 800 pessoas foram atendidas de janeiro a julho deste ano no Tocantins
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/28890