edit Editar esse Conteúdo

Defensor público debate desenvolvimento do Estado em Guaraí

Publicado em 04/09/2017 08:57
Autor(a): Cinthia Abreu
Defensor público debate desenvolvimento do Estado em Guaraí - Foto: Divulgação

O município de Guaraí recebeu na quinta-feira, dia 31 de agosto, a reunião itinerante da Cenovo - Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo) da Assembleia Legislativa. O diretor regional de Palmas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o defensor público Leonardo Coelho, participou da programação, com o intuito de apresentar propostas para o desenvolvimento do Tocantins.

Segundo o Defensor Público, a Cenovo vem com o objetivo de buscar propostas práticas para mudar o Tocantins a fim de dar melhores condições de vida para a sociedade tocantinense. As deliberações foram construídas em comissões, que priorizaram temáticas como desenvolvimento e investimento, educação e cultura, segurança pública, políticas de saúde, dentre outros temas prioritários. Entre as metas da comissão está a necessidade de se aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) para gerar empregos, melhorar os investimentos e sobrar dinheiro para um planejamento mais qualificado.

A Comissão tem como presidente e relator o deputado Paulo Mourão, e participação de outros membros efetivos do parlamento estadual. O encontro ocorreu no auditório da Faculdade Guaraí – FAG, onde contou com a participação da Prefeita de Guaraí, Lires Ferneda. A programação contou ainda com a presença de universidades, federações, sindicatos empresários e a sociedade de modo geral.


Cenovo já passou

O objetivo da Cenovo é percorrer as regiões do Tocantins debatendo e reunindo os subsídios para o novo ordenamento do Estado e que vão subsidiar o orçamento já para 2018. A caravana já passou por Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis e Paraíso.


Cenovo

A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e está discutindo soluções com a sociedade. A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem a uma das cinco temáticas em discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem Estar. Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões.


Participação

Além da Defensoria Pública e Assembleia Legislativa do Tocantins, a Comissão ainda conta com representantes do Ministério Público Estadual, Bancos da Amazônia e do Brasil, da UFT, Instituto Federal do Tocantins, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Secretaria de Estado do Planejamento, Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Tocantins (Sintet) e dos auditores da Receita Estadual (Sindare) e Conselho Regional de Contabilidade, dentre outras instituições.

keyboard_arrow_up