edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública participa da inauguração do novo CAPS AD III de Palmas

Publicado em 05/06/2017 18:12
Autor(a): Autor não informado
Defensoria Pública participa da inauguração do novo CAPS AD III de Palmas - Foto: Autor não informado

Nesta segunda-feira, 5, o defensor público Arthur Luiz de Pádua Marques representou a DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins durante a inauguração do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), localizada na Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu. A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Amastha e da promotora de Saúde do Ministério Público Estadual, Rosely Pery.  

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Com a modalidade “portas abertas”, serão oferecidos atendimentos multiprofissionais, sendo a equipe técnica composta por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico, médicos psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, além dos servidores que atuam na administração e os auxiliares de serviços gerais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Nésio Fernandes, o CAPS AD III oferece um “cuidado continuado com as famílias, tratando de empoderar os usuários para o processo de libertação dele, livre do álcool e das drogas”.

O defensor público Arthur de Pádua elogiou a nova estrutura do CAPS AD III, a atenção dispensada às questões de saúde e também destacou pontos que o Município ainda precisa investir para fortalecer a RAPS - Rede de Atenção Psicossocial.

“É nítida a gestão positiva do Município para as questões da saúde, não só por conta da inauguração de uma obra, mas também porque a nossa demanda de saúde em desfavor do Município tem diminuído e também ao acompanhar a execução das políticas públicas de saúde, verifica-se que as escolhas têm sido feitas de forma técnica, até mesmo pelo perfil do secretário, principalmente naquilo que está na rede, já pactuado pelo SUS. O CAPS AD III é um serviço de suma importância, o qual juntamente com os outros componentes da rede, como os Consultórios na Rua, CAPS II, oferece atendimento aos cidadãos que necessitam de atendimento psicossocial. A estrutura está muito boa e vai possibilitar melhor e maior acolhimento e fazer um trabalho legal com essas pessoas, o que com certeza trará mais resultados. No entanto, a maioria das pessoas que estão em situação grave de rua não procura o CAPS, por isso, é preciso ampliar os atendimentos dos Consultórios de Rua para poder abordar também essas pessoas e trazê-las para serem atendidas nessa estrutura.  Além dos consultórios nas ruas, do CAPS, hospitais gerais, e das comunidades terapêuticas que já existem em Palmas, o Município ainda precisa  implementar o CREAS POP e o CAPS I, para completar a RAPS. Pois, fortalecer a Rede  é também reduzir a criminalidade, porque temos muitos viciados, principalmente em crack, que estão aí desamparados e presos em razão de pequenos furtos, para comprar drogas e manter o vício”, ressalta.

Na inauguração, o prefeito Carlos Amastha ressaltou ações do Município que buscam o cuidado com o ser humano, especialmente nos momentos de maior vulnerabilidade, a exemplo da adolescência. De acordo com ele, o jovem tem que ter oportunidades de educação, de esporte e lazer, “e nisso Palmas pode ser referência para o Brasil”.

Texto: Rose Dayanne com informações da Prefeitura de Palmas




keyboard_arrow_up