Acontece de 30 de maio a 1º de junho, em Palmas, o Seminário de Educação em Direitos Humanos no Tocantins. O tema é Segurança, Democracia e Cultura da não violência, e as atividades serão realizadas no Cuica – Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte da UFT – Universidade Federal do Tocantins. O objetivo do seminário é promover um espaço de debate público sobre Educação e Direitos Humanos com foco na segurança pública e democracia, na redução das desigualdades e no enfrentamento de todas as violações de direitos humanos.
O Seminário é uma realização do Conselho Estadual de defesa dos Direitos Humanos e da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos, dos quais o NDDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, é integrante.
O evento é uma atividade da sociedade tocantinense que busca o fortalecimento do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos na construção da cultura dos Direitos Humanos nas práticas pedagógicas, no sistema educacional, em especial, nos sistemas de segurança pública e justiça, bem como nos meios de comunicação.
Durante a realização das atividades, os participantes irão interagir, por meio de conferências e debates temáticos promovidos por profissionais de diversas áreas de conhecimento, principalmente os da área de Educação e Direitos Humanos, além de estudiosos, pesquisadores, líderes de movimentos sociais populares e autoridades, em níveis estadual e nacional.
Há vagas, no seminário, para a Polícia Militar, Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Socioeducacional, universidades, sistema educacional, escolas públicas e privadas e gestores, organizações sociais, conselhos e sociedade civil.
Inscrições pelo link.
Programação:
Dia 30 de maio às 19h30 – Credenciamento de abertura: Medo, violência e política de segurança – Palestrante Ênio Walcácer.
Dia 31 de maio, mesa-redonda das 8h às 12h e das 14h às 18h – Atividades: Violência Institucional com Jonatha Rospide; Criminalização dos Movimentos Sociais e Defensores dos Direitos Humanos, com Fernanda Calderaro da Silva; Sistema Prisional e Socioeducativo, com Tarsis Barreto Oliveira; Extermínio da juventude negra, com Rebecca Religare.
Dia 1º de junho pela manhã – Mesa-redonda: Desafios para a Educação em Direitos Humanos; Lançamento do pacto universitário; Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.