edit Editar esse Conteúdo

Resultado da eleição para membro do Conselho Superior demonstra segurança e rapidez no processo

Publicado em 13/05/2016 18:04
Autor(a): Clédiston Ancelmo
Resultado da eleição para membro do Conselho Superior demonstra segurança e rapidez no processo - Foto: Loise Maria

O resultado da eleição para escolha de um membro do CSDP – Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins foi divulgado às 17h02 desta sexta-feira, 13, logo após o fechamento do processo. Com 51 votos, o defensor público Elson Stecca Santana ficou em primeiro lugar. Em segundo a defensora pública Luciana Costa da Silva com 48 votos. E em terceiro o defensor público José Marco Mussulini com seis votos. Seis defensores votaram em branco e houve ainda uma abstenção.

Com o resultado, o defensor público Elson Stecca Santana vai ocupar a vaga da Conselheira Franciana Di Fátima Cardoso, previsto para encerrar o mandato no dia 27 de junho de 2016. “Recebo o resultado com muita alegria e responsabilidade. Alegria pelo resultado do pleito. E responsabilidade pela confiança depositada nas minhas propostas”, comemorou Elson Stecca que estava na cidade de Miranorte na hora do resultado.

Todo o processo de votação foi eletrônico, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e o voto pôde ser computado em qualquer máquina com internet. Para o presidente da Comissão Eleitoral, defensor público Guilherme Vilela Ivo Dias, o processo foi seguro e muito rápido. “A votação eletrônica permite os votos dos defensores cada um em suas respectivas comarcas, inclusive tivemos um eleitor hoje que estava na Europa e conseguiu votar normalmente. A transparência que o sistema tem e a segurança, não deixam margens para suspeição”, informou o presidente da Comissão.

A apuração foi acompanhada pelo defensor público-geral Marlon Costa Luz Amorim, e pelo presidente da Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Neuton Jardim dos Santos.        

“Foi um pleito democrático, com total isenção dos componentes e com intensiva participação dos candidatos. O que demonstrou que cada um trouxe aos membros da Defensoria Pública todas as suas propostas e que resultou na aprovação do nome do defensor público Elson Stecca. Tudo isso é importante para a democracia da defensoria pública”, disse o presidente da Adpeto.

“Eu acho que a defensoria hoje mais uma vez está em festa porque é uma demonstração da lisura, da seriedade e sobretudo da transparência de todo esse processo eleitoral. Independente de quem tenha saído vencedor nessa disputa quem está de parabéns de fato é a Instituição por ter um processo tão limpo e uma disputa tão leal entre os participantes”, concluiu o defensor público-geral.

Agora o resultado será homologado. O mandato é de dois anos, permitida uma recondução.

keyboard_arrow_up