Defensora pública Letícia Amorim durante palestra - Foto: Janysa Falcão
No Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8, a Defensoria Publica em Porto Nacional organizou um Workshop sobre a violência contra a mulher voltado para os agentes comunitários de saúde. O evento foi realizado durante toda a manhã, no auditório do colégio COC, e teve como palestrantes o psicólogo Raylon Mendes Maciel e a defensora pública Letícia Amorim que explanaram sobre a importância dos agentes de saúde no combate a violência doméstica e como podem contribuir para a conscientização nos lares.
Durante o Workshop, foram exibidos vídeos e realizadas dinâmicas com participação de convidados com relatos de suas experiências com relação ao tema. Ideias e propostas foram discutidas a fim de se desenvolver ações voltadas para o combate à violência contra a mulher, como a estruturação no atendimento da mulher vítima de violência doméstica com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos e assistentes sociais nas delegacias especializadas, uma vez que as vitimas necessitam de um atendimento especial.
A defensora pública Letícia Amorim falou sobre a atuação da Defensoria Pública em favor da mulher, como os pedidos de medida protetiva que são garantidos por lei. Para a Defensora, muito já se avançou depois da criação da Lei Maria da Penha, mas ainda há muito por ser feito. “A lei Maria da Penha é perfeita o que é preciso é coloca-lá em prática”, colocou a Amorim.
A coordenação do evento ficou por conta do Setor de Pedagogia e Serviço Social da Defensoria Publica em Porto Nacional.
Durante toda a semana, foram realizados na Instituição trabalhos com os assistidos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, onde foram apresentados vídeos e mensagens em textos sobre as diferentes profissões as mulheres no mercado de trabalho.