edit Editar esse Conteúdo

Violência física e psicológica são abordados em palestra da DPE em escola na Região Sul de Palmas

Publicado em 03/04/2023 16:49
Autor(a): Wanda Citó/estagiária sob supervisão da coordenadora de Jornalismo Gisele França
A atividade contou com a presença de 150 alunas e alunos do 5º ano do ensino fundamental - Foto: Esdep/Divulgação

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Bárbara, no setor Jardim Santa Bárbara, em Palmas, participaram na sexta-feira, 31 última, de palestra da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). Com o tema "Enfrentamento a Violência Psicológica (Bullying) e Violência Física no ambiente escolar”, a atividade contou com a presença de 150 alunas e alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Conduzida pela gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, a pedagoga Elizete Sales Sodré, e suporte do servidor da Escola Alexandro Gonçalves, a ação teve como objetivos principais apresentar a missão da Instituição na defesa e proteção de crianças e adolescentes, socializar sobre os direitos fundamentais desse público, explicar sobre os tipos e especificidades de cada violência, métodos de prevenção, assim como, causar uma reflexão sobre o assunto abordado por meio de brincadeiras lúdicas.

Na ocasião, Elis Sodré realizou uma dinâmica em grupo, para que os(as) estudantes falassem sobre o que entendem sobre violência, quais os tipos de violência praticados na escola, quem mais violenta e se a violência vivenciada fora da escola impacta no cotidiano da escola. “O que podemos perceber é que precisamos urgente implantar uma política de prevenção nas escolas com toda a comunidade escolar. Alunos, professores, demais profissionais da educação e a família”, alertou a Gerente de Ensino e Capacitação da Esdep.

A atividade faz parte do projeto “Defensoria Pública nas Escolas” da DPE-TO que tem como propósito realizar ações educativas de conscientização capazes de munir de conhecimento esses jovens, para que aprendam sobre a importância do respeito e dos direitos individuais, e para que optem pelo melhor caminho na hora de solucionar conflitos.

keyboard_arrow_up