edit Editar esse Conteúdo

Violência doméstica é abordada pela DPE-TO em seminário sobre Direitos Humanos

Publicado em 30/08/2024 15:45
Autor(a): Laiane Vilanova/ Comunicação DPE-TO
A defensora Tessia Carneiro conduziu a mesa-redonda no evento - Foto: Laiane Vilanova/ Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nesta quinta-feira, 29, do Seminário Educação em Direitos Humanos, que aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas. O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, que a DPE-TO é integrante, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Um dos destaques do seminário foi a mesa-redonda “Violência doméstica e a realidade do Tocantins” que foi conduzida pela titular da 2ª Defensoria Pública de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, defensora Téssia Gomes Carneiro, e teve a participação de representantes de entidades voltadas à proteção de crianças, adolescentes, idosos, e questões de diversidade sexual, gênero e raça.

Em sua fala, Tessia Carneiro apresentou os dados de violência doméstica no Estado do Tocantins e enfatizou a importância da educação em direitos humanos.

“A luta pelos direitos das mulheres tem ganhado forças nos últimos tempos e alcançado conquistas elogiosas, como o ingresso da mulher no mercado de trabalho e o controle de procriação com as pílulas anticoncepcionais, o direito de votar e ser votada. Mas mesmo assim, uma pesquisa recente mostrou que apenas 20% das mulheres brasileiras conhecem bem a Lei Maria da Penha, e quando nós vemos, uma estatística como essa, significa que nós temos muito ainda o que caminhar e essa educação em direitos humanos continua sendo necessária”, enfatizou a Defensora Pública.   

A mesa redonda contou com a presença do assistente social e membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Claudinei Leite de Souza; professor Euler Rui Barbosa da Universidade da Maturidade (UMA); presidente da Casa 8 de Março Bernadete Aparecida e a membra do Comitê de Políticas Públicas para as mulheres de Porto Nacional, Gilma alves Ferreira.

Da DPE-TO também esteve presente a analista jurídica do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Liz Marina Régis Ribeiro.


O seminário 

O Seminário foi voltado para gestores escolares, professores, estudantes, servidores públicos, líderes de movimentos sociais e representantes de conselhos de controle social e profissional, e teve como objetivo fortalecer o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos e construir uma cultura de paz e respeito através de atividades didáticas na educação básica.

keyboard_arrow_up