edit Editar esse Conteúdo

Violência contra a mulher é tema de palestra para servidores do Atacadão

Publicado em 21/11/2016 16:41
Autor(a): Cinthia Abreu
Violência contra a mulher é tema de palestra para servidores do Atacadão - Foto: Loise Maria

A violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos. Seu impacto varia entre consequências físicas, sexuais e mentais, incluindo a morte. A afirmativa é da defensora pública Vanda Sueli Machado, coordenadora do Nudem – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher, da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em roda de conversa que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21, no Supermecado Atacadão, em Palmas.

A programação foi voltada para servidores supermercado, homens e mulheres, e teve o objetivo de incentivar à reflexão sobre a violência doméstica, apresentando as diversas formas dessa violência. Além da palestra, o tema foi tratado por meio da exibição de vídeo educativo, dinâmicas e bate-papo com os participantes. Durante a palestra foi enfatizada a importância de a sociedade estar ciente de que a violência doméstica e sexual é crime. “É dever de todos denunciar e lutar pela pacificação da justiça social quando se tem em voga a defesa da mulher”, ressaltou Vanda Sueli.


Violência

De acordo com a Defensora Pública, grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, onde os principais casos ocorrem dentro do lar, por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais. “A violência verbal agride ainda mais que a física. As relações vão ficando desgastadas e, se ela não for interrompida, leva até à morte. Infelizmente, muitos homens ainda tem a cultura de que, se ela não for minha, não vai ser de mais ninguém. Ele já está saindo com outras, não quer mais o relacionamento com a esposa, mas insiste na relação de poder sobre aquela mulher”, orientou.

A palestra integra uma série de atividades especiais voltada para os servidores do Atacadão de Palmas, que contará com palestras, workshops e atrações culturais. O evento é organizado pela equipe da Cipa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

keyboard_arrow_up