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Solar como modelo para a Defensoria Pública de Goiás

Publicado em 04/12/2015 11:06
Autor(a): Autor não informado
Solar como modelo para a Defensoria Pública de Goiás - Foto: Loise Maria

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins tem sido referência para várias instituições do País. Tal reconhecimento é fruto de um esforço conjunto entre Membros e Servidores, que desenvolvem estratégias e ferramentas para melhor atender ao Assistido. A principal ferramenta de trabalho no Tocantins é o Solar – Solução Avançada em Atendimento de Referência, que visa otimizar os serviços e garantir mais agilidade no processo de atendimento aos Assistidos.

Com o intuito de conhecer melhor o funcionamento do Solar, uma equipe de Defensores Públicos e de Tecnologia de Informação da Defensoria Pública do Estado de Goiás visitou a DPE-TO nesta quinta-feira, 3. A comitiva goiana foi formada pelos defensores públicos Domilson Rabelo Júnior (gerente de Defensoria Cível), Gabriela Marques (gerente de Defensoria Criminal e Execução Penal) e Marcio Rose (gerência Cível), pelo superintendente das Defensorias Especializadas, Marcelo Graciano; e pelo supervisor de TI Pedro Augusto. Eles foram recebidos pelo superintendente de Defensores Públicos, Fabrício Akitaya, e pelos desenvolvedores Lucas Magno Oliveira Abreu e Tiago de Almeida.

 

Modelo

Defensora Pública no Goiás, Gabriela Marques conta que ficou impressionada com o avanço na área de tecnologia da DPE-TO, acrescentando que no Goiás o atendimento ainda é feito de forma manual. “Temos nos esforçado, na medida do possível, para cumprir as nossas metas. Mas todo o processo ainda é manual, o que torna o atendimento ainda um pouco rudimentar”, adianta.

O defensor público Domilson Rabelo Júnior complementa que o intuito é conhecer o Sistema no Tocantins para colher boas estratégias que possam ser aplicadas também em Goiás. “Queremos buscar mais eficiência no nosso trabalho na Defensoria Pública de Goiás, de forma a nos permitir o mínimo de planejamento e não afogar a atuação dos Defensores”, considera.

No encontro, foi feita uma apresentação detalhada sobre o funcionamento do Solar. O diretor de Tecnologia de Informação, Luiz Philipe Azevedo, definiu a ferramenta como um sistema de atendimento completo, seguro e transparente, construído com base na realidade da Instituição, que está em processo constante de aperfeiçoamento.

O superintendente de Defensores Públicos, Fabrício Akitaya, apresentou um panorama histórico do modelo de atendimento na Instituição, desde o tempo de atendimento manual, implantação do Sisat – Sistema de Atendimento até a mudança para o Solar. “Quando eu cheguei na Defensoria também era tudo manual ainda, tínhamos de fazer as fichas, guardar os históricos de atendimento e tínhamos pilhas de papel. Em 2009, quando  foi criado o Sisat, o atendimento melhorou muito, acabamos com as fichas e boa parte do papel. Até que também visitamos unidades no Pará e Rio de Janeiro e conhecemos diferentes programas e propostas, até definir o Solar como modelo de implantação no Tocantins”, relembra o Defensor Público.

Segundo Akitaya, o Solar dá ainda mais agilidade no trânsito de informações e maior confiabilidade nos dados recebidos, bem como uniformização de todos os procedimentos Institucionais relacionados ao atendimento dos Assistidos, acrescentando que o Sistema reduz veementemente as filas e o tempo de espera para atendimento.

No período da tarde, a comitiva da Defensoria Pública de Goiás visitou o gabinete do Defensor Público Geral, Marlon Costa Luz Amorim, que descreveu um pouco mais sobre as vantagens do Solar e sobre o histórico de implantação do Sistema.

 

Solar

O SOLAR - Solução Avançada em Atendimento de Referência visa otimizar, dinamizar e facilitar os atendimentos na Defensoria Pública, gerar banco de dados e relatórios. O intuito é dar maior agilidade no trânsito de informações e maior confiabilidade nos dados recebidos, bem como uniformização de todos os procedimentos Institucionais relacionados ao atendimento dos Assistidos.

 

Texto: Cinthia Abreu

 

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