edit Editar esse Conteúdo

Site da Defensoria Pública do Tocantins é referência em acessibilidade para deficientes visuais

Publicado em 18/05/2007 15:44
Autor(a): Autor não informado
Imagem do Lançamento Oficial do Site e Jornal Informativo da Defensoria Pública do Tocantins - Foto: Kelly Cristina
Lançado na manhã desta quinta-feira, 17, na sala de reuniões do Fórum de Palmas, pela defensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal, como parte da programação do Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, o novo site da Defensoria Pública do Tocantins, localizado no endereço eletrônico http://www.defensoria.to.def.br, é o primeiro do Estado a contar com todo o seu conteúdo portável a pessoas com deficiência visual.

O site foi todo desenvolvido de acordo com o Decreto Lei nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade na Internet, o qual diz que as instituições públicas devem dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência visual.

O internauta com deficiência visual navega por todo site sem dificuldades, através de programas leitores de HTML que lêem para a pessoa o que está na tela. Além disso, na nova versão do site da Defensoria Pública do Tocantins o usuário pode contar com botões de redimensionamento de fonte facilitando assim, o acesso também para àquelas pessoas que possuem limitação para visualizar textos. “Construímos o novo site pensando na democratização do acesso. Por respeitar essas normas de inclusão digital, o site da Defensoria possui selos que aprovam a qualidade. Um deles é o selo DaSilva, o primeiro avaliador de acessibilidade em português para websites”, explicou o desenvolvedor de software do site Warley Ferreira Góis.

O mecanismo foi testado pelo defensor público Nazário Sabino, portador de deficiência visual que atua na comarca de Ponte Alta do Tocantins. “Esse sistema é fantástico. Preciso apenas praticar muito para acostumar com o teclado”, disse Nazário Sabino.

O conteúdo institucional do site também foi todo atualizado para melhor atender o cidadão tocantinense e todos àqueles que procuram informações detalhadas sobre a Instituição e os atendimentos oferecidos. Para isso, foram incluídos novos menus de informações específicos para os servidores e assistidos da Instituição.

Entre os menus acrescentados está o “Serviço Cidadão”, direcionando para os beneficiários da Defensoria, onde estão disponibilizados tópicos como documentação necessária, dúvidas freqüentes, locais de atendimentos e, ainda, uma lista sobre os principais direitos básicos garantidos pela Constituição Federal.

Também foi incluído um espaço exclusivo para os defensores públicos que poderão publicar artigos e ter acesso a comunicados e formulários da Instituição.

Ainda durante apresentação do novo site, também foi lançada a primeira edição do jornal informativo da Defensoria Pública do Tocantins. O informativo terá periodicidade bimenstral e será distribuído para todas as comarcas atendidas pela Defensoria Pública do Tocantins.

De acordo com a defensora pública-geral, Estellamaris Postal o novo site e o jornal informativo da Instituição representam ferramentas importantes de divulgação para o cidadão carente conhecer as ações desenvolvidas pela Defensoria Pública e ter acesso às informaç&ot
keyboard_arrow_up