A diretora de informática da Defensoria Pública de Tocantins com o defensor público Natanael de Lima: Agilidade no atendimento - Foto: Kelly Costa
Com a implantação do Sisat - Sistema de Atendimento na Defensoria Pública do Tocantins, a agilidade no atendimento ao assistido melhorou significativamente e está chamando a atenção de outros Estados da Federação. Durante esta semana Defensores Públicos de Boa Vista – Roraima, vieram ao Tocantins conhecer o sistema para que o mesmo seja implantado no Estado.
O Defensor Público de Roraima Natanael de Lima Ferreira, veio ao Tocantins conhecer o funcionamento do Sisat, que segundo ele, terá implantação imediata. “O Sistema é maravilhoso e irá atender à nossa demanda”. A cessão do Programa será feita por meio de um Termo de Cooperação entre as Defensorias Públicas de Tocantins e Roraima.
“Com o Sisat, a Defensoria Pública do Tocantins deu mais um grande passo no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão hipossuficiente, que é nosso público-alvo. Temos uma grande satisfação em ceder o Sistema à Defensoria Pública de Roraima e esperamos que seja um grande benefício para eles como foi para nós”, comentou a defensora pública geral, Estellamaris Postal.
Para a diretora de informática da Defensoria Pública do Tocantins, Telma Galvão, a implantação diminuiu custos, aumentou a capacidade de processamento de ações, zerou a redundância nos atendimentos além de facilitar o acompanhamento de fases processuais e a emissão de relatórios para fins administrativos.
Roraima
Roraima conta hoje com 36 Defensores Públicos, distribuídos em 08 comarcas. 80% do atendimento à população é realizado na capital Boa Vista, a população total do Estado é de 395 mil habitantes.
O Sistema
O Sisat, que está em funcionamento em todas as comarcas da Defensoria Pública do Tocantins desde setembro de 2008, cria uma ficha eletrônica do assistido, que facilita o atendimento, evita a duplicidade processual e torna mais ágil o acompanhamento do processo pelos Defensores Públicos.
Desenvolvimento
O Sisat foi totalmente desenvolvido pela equipe de informática da Defensoria Pública do Tocantins, que, sempre preocupada com a agilidade e a diminuição de custos com material de expediente e até material gráfico, em nenhum momento deixou de se preocupar com a segurança e sigilo dos dados que vão estar disponíveis no Sistema.