A jornalista Alessandra Bacelar, servidora da Defensoria Pública do Tocantins, é finalista no I Prêmio da Associação de Defensores Públicos do Distrito Federal - ADEP-DF de Jornalismo, na categoria Novas Mídias.
Com a reportagem “Garantindo Dignidade à pessoa Humana onde ela estiver”, publicada no Portal de Notícias Conexão Tocantins, Alessandra Bacelar contou a história da quilombola Laudelina José dos Anjos, 88 anos, moradora da Comunidade Kalunga do Mimoso, em Arraias – Tocantins, onde também ilustra o trabalho da Defensoria Pública do Tocantins, através do Projeto Defensoria Quilombola, que busca garantir os direitos dessas pessoas que na maioria das vezes estão esquecidas, longes das políticas públicas e da atenção dos gestores municipais.
“Em cada comunidade que tive a oportunidade de conhecer, vi histórias sofridas, homens e mulheres que lutam para ter acesso à educação, água tratada, serviços de saúde, estradas, a titulação da terra onde vivem, entre tantas outras necessidades. A dona Laudelina me chamou atenção pela vontade de viver, de se orgulhar dos filhos estarem na luta pelos direitos garantidos a todos os brasileiros, e apesar da idade não desistir de lutar e acreditar que a vida pode ser bem melhor”. A jornalista ainda completa que estar entre os três finalistas significa o reconhecimento do contar de um bela história e também o trabalho feito pela Defensoria Pública.
Os vencedores serão anunciados durante coquetel da premiação previsto para o dia 20 de novembro de 2013, em Brasília.
Veja a matéria no link: http://conexaoto.com.br/2013/10/07/garantindo-dignidade-a-pessoa-humana-onde-ela-estiver
Prêmio
O I Prêmio ADEP-DF de Jornalismo contempla as categorias: Impresso (jornal/revista); Rádio; TV; Fotojornalismo; - Novas mídias (contemplando trabalhos em veículos eletrônicos e/ou ainda, iniciativa de divulgação em redes sociais). O tema desta primeira edição é “Defensoria Pública e a defesa dos direitos humanos”.
Finalistas
Texto: Rose Dayanne Santana