A convite do CRP – Conselho Regional de Psicologia 23º Região, psicólogos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins ministraram palestra no 2º CONPCER – Congresso de Psicologia do Cerrado e XIV Encontro de Produção Científica de Psicologia, que ocorreu em Goiânia, no último dia 25 de setembro.
Para falar sobre a atuação do Psicólogo no âmbito jurídico, os Analistas Especializados de Psicologia foram convidados pelo Conselho para participar da mesa que tinha como tema “Considerações acerca da prática do Psicólogo na Defensoria Pública do Estado do Tocantins”. Ministraram palestra os psicólogos Pedro Paulo Valadão, Raylon Maciel e Kairo Dias, profissionais atuantes respectivamente nas comarcas de Guaraí, Palmas e Araguatins.
A diretora de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento da Defensoria Pública, Dayelly Nascimento, destaca a participação de profissionais da Instituição no evento nacional. “É importante valorizar a iniciativa dos Servidores, pois isso demonstra também o compromisso que a categoria tem com o cumprimento da nossa missão e alcance da visão institucional, buscando representar a Defensoria em outro Estado, mostrando os diferentes cenários de atuação do Psicólogo”, declarou.
Explanações
Para o analista em Gestão Especializado – psicológo Raylon Maciel, o evento proporcionou a troca de saberes. "Entendemos como um oportuno momento de intercâmbio, uma vez que promover tal discussão no âmbito da academia suscita trocas importantes para o nosso fazer diário, na perspectiva do processo de retroalimentação teoria e prática”, avaliou.
Os palestrantes puderam explanar três eixos relacionados à DPE-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins:
1) Um breve histórico da DPE-TO: da implantação aos dias de hoje; Conquistas da Psicologia no âmbito da DPE-TO. Tema abordado por Raylon Maciel;
2) A Atuação do Psicólogo Jurídico na Defensoria Pública. Eixo abordado por Pedro Paulo
3) A organização do serviço de Psicologia na DPE-TO. Eixo abordado por Raylon Maciel e Kairo Dias.
Texto: Keliane Vale