edit Editar esse Conteúdo

Profissionais da DPE-TO participam de curso focado no combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado em 28/03/2023 16:09
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Aula Magna nesta terça-feira, 28, abriu a capacitação que segue até a próxima sexta-feira, 31 - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

O auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, será sede, ao longo desta semana, do “Curso de Capacitação e Treinamento Para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)”. A abertura oficial do evento se deu nesta terça-feira, 28, contando com a participação do 1º subdefensor público-geral no Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, na composição da mesa diretiva da atividade, que se estende até a próxima sexta-feira, 31.

A capacitação é uma realização da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil do Estado do Tocantins (PC-TO). A aula magna que marcou a abertura do evento foi ministrada pelo coordenador-geral de cooperação jurídica internacional em matéria penal do DRCI, André Zaca Furquim, que abordou o tema “Cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime”.

"Este momento de capacitação é muito importante não só para nós, que estamos lá, em Brasília, buscando condenar ações criminosas, mas, evidentemente, a todos aqui, que estão na ponta da linha, enfrentando tantas situações tão desafiadoras no dia a dia. A partir de todas as trocas de experiências que são propostas pelos palestrantes do Curso, certamente, todos vão ganhar uma bagagem extremamente importante para a execução de suas respectivas atividades no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro", destacou André Zaca.

Mesa diretiva e participantes

Além do 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Gonçalves e o palestrante André Furquim, também compuseram a mesa diretiva o delegado-geral da PC-TO, Claudemir Luiz Ferreira; a diretora da Escola Superior da Polícia Civil (Espol), Heloísa Helena Freire Godinho; e o secretário de segurança pública do Estado do Tocantins, Wlademir Costa.

Participaram da atividade, ainda, o 2º subdefensor público-geral no Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, e as servidoras da DPE-TO Gardene de Sousa Ferro Barbosa; Leideléia Carneiro Milhomens; Letícia Padilha Ribeiro; Nayara Sávia Ayres Alencar; e Stefanny Viana Martins; além do servidor Luciano Guimarães Silva.

Conforme exposto pelos organizadores, o curso tem como público-alvo agentes públicos, especialmente, delegados e agentes de Polícia; membros e servidores da DPE-TO e do Ministério Público; magistrados; analistas e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Receita Federal do Brasil (RFB); advogados da União; dentre outros.

Programação

Nesta terça, 28, ainda acontecem as palestras “Estratégia de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro sob a ótica do Poder Judiciário” e “Enfrentamento à corrupção no âmbito da PC-TO”.

Já na quarta-feira, 29, serão ministradas as palestras “Inteligência financeira” e “Técnicas especiais de investigação”, havendo dois momentos de estudos de “casos práticos”.

Na quinta, 30, serão abordadas as temática “Prevenção à fraude documental”; “Lei Anticorrupção e o combate ao Suborno Transnacional”; e “Mecanismos para detecção de fraudes e controle social”; tendo, ainda, um novo momento de estudo de “casos práticos”.

Por fim, encerrando a programação, na sexta-feira, 31, serão ministradas as palestras “Aspectos penais e processuais da Lavagem de Dinheiro”; e “Sistema Nacional de Combate Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”. Valendo lembrar que de terça a quinta, as atividades acontecem das 9 às 17h30; enquanto na sexta apenas das 8h30 às 12 horas.

keyboard_arrow_up