edit Editar esse Conteúdo

Produção artesanal gera renda para as detentas de Pedro Afonso

Publicado em 24/09/2014 16:09
Autor(a): Autor não informado
Produção artesanal gera renda para as detentas de Pedro Afonso - Foto: DPE/Pedro Afonso

Mais de 200 tapetes confeccionados por detentas foram comercializados durante exposição dos produtos em evento aberto à população de Pedro Afonso, Norte do Estado. Com um saldo de cerca de R$1.800 mil em vendas, as mulheres encarceradas poderão utilizar a renda para produzir novas peças, comprar produtos de higiene pessoal e para auxílio no sustento da família.

A exposição foi realizada nos dias 19 e 20 de setembro, organizada por instituições do sistema judiciário – Cadeia Pública de Pedro Afonso (Unidade Feminina), Defensoria Pública do Tocantins e Vara Criminal de Pedro Afonso.

As atividades foram incorporadas à rotina das detentas desde janeiro de 2014, e diversos investimentos estão sendo realizados para garantir a ressocialização dessas mulheres. Conforme a direção da Unidade Prisional, com recursos oriundos de penas pecuniárias foi adquirida uma máquina de costura e um curso de capacitação em novas técnicas de artesanato.  

Para a defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes, as atividades influenciam no comportamento das presas. “Com esta ocupação, as mulheres da unidade ficam mais tranquilas, diminuem os conflitos internos, além de gerar renda e diminuição da pena”, avaliou. 

Capacitação

Teve início nesta quarta-feira, 24, curso de artesanato para as 14 mulheres da Cadeia Pública de Pedro Afonso. A programação abrange técnicas de bordado em fita, vagonite e o patchwork. O objetivo é que novas peças de artesanatos sejam produzidos, artigos como chinelos decorados, toalhas bordadas, caixas de presentes, bolsas, bonecas, entre outros.

 

Texto: Keliane Vale

keyboard_arrow_up