edit Editar esse Conteúdo

Posse de primeira indígena como secretária de Estado tem participação da DPE-TO

Publicado em 16/02/2023 11:09
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
1º subdefensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre, participou da solenidade - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou nessa quarta-feira, 15, a posse da indígena Narubia Silva Werreria Karajá, no cargo de secretária Estadual dos Povos Originários e Tradicionais. Ela é a primeira indígena a assumir uma secretaria de Estado no Tocantins. Estava presente na solenidade o 1º subdefensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.

A posse teve clima festivo com apresentações culturais de grupos Xerente e Karajá, Tambores do Tocantins e várias homenagens. Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa garantiu que Narubia Werreria terá autonomia para atender às demandas das comunidades tradicionais. “A secretária Narubia tem a missão de fazer um trabalho de integração com as demais Secretarias de Estado e traçar metas para que possamos chegar até a essas comunidades e atender as demandas dos povos originários e tradicionais”, enfatizou.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, enviou uma mensagem de vídeo à Secretária desejando sucesso na gestão e colocando o Ministério à disposição para parcerias em benefício aos povos originários e tradicionais do Tocantins. Também prestigiaram a solenidade o vice-governador do Estado, Laurez Moreira; a senadora Dorinha Seabra Rezende; e o deputado federal Ricardo Ayres, dentre outras autoridades.

Perfil

Narubia Werreria é uma liderança do povo Apinajé e ativista ambiental. Também se descreve como poeta, escritora, palestrante, cantora, compositora e artista visual. Ela vem de uma família Karajá (Iny) no Tocantins, na Ilha do Bananal. Presidente do Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) por mais de dois anos, ela guiou várias ações do instituto, como a implantação do REDD+ em terras indígenas, e a construção do I Encontro Nacional de Políticas públicas de Segurança e proteção da Mulher Indígena.

Secretaria

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins foi criada em janeiro deste ano com a missão de articular, fomentar, coordenar e executar políticas públicas de inclusão e valorização dos povos originários e tradicionais em âmbito estadual.

keyboard_arrow_up