A senadora Kátia Abreu foi homenageada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) nesta quinta-feira, 30, ao receber da defensora pública-geral no Estado, Estellamaris Postal, Certificado de Agradecimento. O Documento é emitido pela Administração Superior da Instituição a fim de registrar publicamente sua deferência a pessoas que apoiam a Defensoria Pública por meio de iniciativas que contribuem para melhores condições de atuação de membros, servidores(as) e demais colaboradores(as) da Instituição, e que possam refletir positivamente no atendimento às pessoas assistidas.
Com emenda de mais de R$ 300 mil, a Senadora contribui para que a DPE-TO possa qualificar conselheiros e conselheiras tutelares de todo o Estado. Equipamentos adquiridos por meio da citada emenda têm a mais nova tecnologia para transmissão de imagens ao vivo e acaba de ser recebido na Instituição; inicialmente, sua utilização vai ampliar o acesso de conselheiros e conselheiras tutelares à qualificação. Os recursos da emenda parlamentar também permitirão a realização das atividades de qualificação, como aulas e outras atividades destinadas aos representantes dos Conselhos Tutelares nos municípios do Tocantins.
A Defensora Pública-Geral no Tocantins ressaltou, ainda, que a Senadora tem estado ao lado da Defensoria Pública em relevantes pautas legislativas, sendo a homenagem uma forma de reconhecer essa atuação.
Ao agradecer a deferência, Kátia Abreu fez um importante resgate histórico ao destacar que a conquista da Defensoria Pública como instituição autônoma no Brasil é marcada pela Constituição de 1988, sendo a Instituição, no Tocantins, de atuação reconhecida e em constante desenvolvimento e fortalecimento: “A Defensoria foi uma conquista extraordinária e um setor muito importante para todo o Brasil”, afirmou.
A homenagem à Senadora foi realizada na sede da Defensoria Pública, em Palmas, após solenidade da DPE-TO com a associação sem fins lucrativos Logística Brasil. A Senadora participou da solenidade, bem como destacou seu apoio à iniciativa da Associação, que doou à Defensoria Pública dois contêineres do tipo escritório. Os módulos devem ser utilizados na estrutura física da Instituição.