A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, cidade distante 370 km de Palmas, realizou nessa quinta-feira, 22, uma mobilização para atender pessoas em situação de rua.
Segundo o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, foram realizados atendimentos em vários pontos da cidade, como Praça das Bandeiras, onde é prestado o serviço pelo Município de banho solidário, entrega de kit de higiene e almoço, oportunidade em que foram vistoriados os serviços prestados e os fluxos e itinerários do Consultório na Rua. Houve ainda atendimento na Praça São Luis Orione e na região conhecida como “Feirinha”. Ao todo foram atendidas aproximadamente 36 pessoas, realizando o cadastro de 25 assistidos.
“A chamada busca ativa, que nada mais é que o atendimento das pessoas em situação de rua nos seus lugares, é fundamental para a promoção e defesa dos direitos humanos. A vulnerabilidade dessas pessoas, via de regra, impede o seu deslocamento para as sedes da Instituição e cabe a nós quebrar essa barreira de direitos e chegar até aonde nossos assistidos e assistidas estão”, destacou Sandro Ferreira.
As principais demandas identificadas entre as pessoas atendidas foram relacionadas à documentação, saúde e à ampliação da rede de serviços.
A ação em Araguaína é uma iniciativa da DPE-TO em consonância com a campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), cujo tema é: “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, que busca garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a informações sobre seus direitos e orientações sobre como acessar serviços jurídicos e sociais.
Atuaram na ação, além do defensor público Sandro Ferreira, as(os) servidoras(es) Gabriela Monteiro Ferreira e João Vitor Pereira de Oliveira; as(os) estagiárias(os) Larissa Bandeira de Castro, Jeice Kelly dos Santos Silva e Carlos Henrique Coutinho de Meneses; a assistente social Fernanda Cristina da Silva Campelo; e os motoristas Erick Clapton dos Angelos e Jann Carlos Rodrigues Lucena.
Leia Mais
Defensoria Pública do Tocantins intensifica atendimentos às pessoas em situação de rua: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/defensoria-publica-do-tocantins-intensifica-atendimentos-as-pessoas-em-situacao-de-rua