Durante lançamento do e-Book “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar” nesta sexta-feira, durante o III Congresso Científico de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, parceiros e colaboradores do projeto falaram sobre a importância de fazer parte dessa iniciativa da Defensoria Pública. Confira:
Responsável pelos registro fotográficos do projeto, a repórter fotográfica da Comunicação da DPE-TO, Loise Maria
“Foi uma experiência gratificante e um desafio porque quando você chega com uma câmera fotográfica já desperta olhares e é preciso conquistar a confiança deles, e gente conseguiu fazer isso. Gratidão por fazer parte desse trabalho tão rico, tão bonito. Agradeço pela oportunidade e pela confiança”
Jornalista da DPE-TO Marcus Mesquita – fez parte da Comissão Julgadora que selecionou os poemas do e-Book
"Ter participado deste projeto em três diferentes frentes me permitiu vivenciá-lo de maneira bem intensa. Inicialmente, cobri a primeira oficina e conheci a atmosfera do que foi proposto, do que estava sendo praticado; em seguida, integrei a comissão julgadora e li as obras todas inscritas e senti o próprio sentir externado por cada participante; e, por fim, virei poeta participante da publicação, compondo uma poesia em homenagem ao próprio ‘Livrarte’. Por tudo isto, estou muito feliz por ser parte de algo que tão bonito e sensível; desta ação que dá protagonismo positivo e possibilidade de redescoberta das próprias também positivas essências que têm a jovens normalmente invisíveis para o olhar empático da maioria”.
Professor do Case Palmas - Celso Tavares
“Pude aprender muita coisa, também, nos dias que trabalhamos com eles. E um das coisas que nos chamou muito à atenção foi a vontade de escrever, de se expressar através da poesia a sua história, da sua família ou até mesmo o momento que estava passando.
Me alegrou muito meu coração, enquanto professor, que estava ali ao deles, ver o interesse em querer continuar escrevendo. Como é gratificante ver um adolescente, uma pessoa que está cumprindo medida socioeducativa, vendo a vida de forma diferente”
Psicóloga do Case Palmas – Talita Borges
“Um projeto que trouxe um pouco de luz para um lugar muito escuro no sentido de falta de esperança. A poesia, a leitura traz uma visão diferente de mundo e muitas vezes, até para nós, sempre vendo as mesmas situações com dificuldade de esperançar. Então quero agradecer a coragem de vocês. Hoje somos carentes de pessoas que acreditam. Estou muito honrada em ver que esse projeto e terminou. Conseguimos colocar nas mãos de tantas pessoas através do e-book um projeto que foi feito por quem acreditou nos nossos adolescentes. Enquanto a gente puder traz um pouco de vida, alegria, esperança para eles, também estaremos ali”
Gerente de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescente da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça - Rejane Pereira
“Ajudar esses adolescentes a renovar seus projetos de vida é muito importante e a educação é uma forma. Às vezes a gente pensa que a poesia é uma coisa simples, mas não é. Transforma não só a vida deles, mas a nossa também que estamos designados a contribuir com essa missão que é muito bonita. Estou no sistema desde 2007 e é muito emocionante ver esses adolescentes fazerem poesias tão lindas. Só tenho que parabenizar a Defensoria de ir até nós levar sonho. Parabéns, a todos os envolvidos!”