Palestras nas escolas esclarecem papel da Defensoria Pública - Foto: Tatiana Fagundes
Dentro da programação em comemoração ao dia 19 de maio, Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, as coordenadorias da Defensoria Pública do Tocantins realizou nesta terça-feira, 13, uma série de palestras nas escolas municipais e estaduais sobre a importância da instituição que garante o acesso à Justiça para aqueles que não têm condições de pagar um advogado.
Direcionada aos alunos do ensino fundamental, aos pais de alunos e professores, as palestras foram realizadas nas escolas municipais de Dianópolis, Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis.
Em Palmas, as palestras foram realizadas simultaneamente às 10h, nas escolas municipais Vinícius de Moraes, na 706 Sul, ministradas pelas defensoras públicas Denize Souza Leite e Elisa Maria Pinto de Sousa, na Escola de Tempo Integral na região norte, pelos defensores Wanessa Rodrigues de Oliveira, Fabrício Dias Braga de Sousa e Patrícia Macedo Arantes, e ainda na Escola Municipal Santa Bárbara, pelos defensores Euler Nunes e Luciana Costa da Silva.
No município de Dianópolis, as defensoras públicas Sebastiana Pantoja Dal Molin e Napociani Pereira Póvoa ministraram palestras nas escolas estaduais Antônio Povoa, Abílio Wolney e no Colégio João D’Abreu. Ainda na terça-feira, 13, as Defensoras Públicas concederam uma entrevista na Rádio Tocantins. De acordo com Sebastiana Pantoja, as palestras tiveram boas repercussões. “A mãe de um aluno que assistiu nossa palestra, procurou-nos dizendo que o filho chegou em casa falando sobre a Defensoria Pública”, disse a Defensora Pública.
Já em Araguaína, os defensores públicos Hildebrando Carneiro de Brito, Rubismark Saraiva Martins, Fabiana Razera Gonçalves e Danilo Frasseto Michelini ministraram três palestras nas escolas municipais Domingas de Sousa Lemos, Francisco Bueno de Freitas e Escola Willian Castelo Branco. Cerca de 150 pessoas, entre crianças, adultos e adolescentes, participaram das palestras.
Três palestras também foram ministras em Gurupi, pelos defensores públicos Ronaldo Carolino Ruela, Coraci Pereira, José Alves Maciel, Neuton Jardim e Marlon Costa, nas escolas municipais Antônio Lino, Orlindo Pereira e Lenival Correia. No total, cerca de 400 pessoas participaram. “As palestras foram muito importantes para divulgar a instituição e para apresentar todos os Defensores de Gurupi e de outras comarcas para que conhecessem e para saberem que estamos prontos para atendê-los”, disse Ronaldo Carolino.
Em Paraíso do Tocantins, o defensor público Valdeon Pitaluga, juntamente com os assessores e estagiário, Lourival Rodrigues, Patrícia Nascimento e Fernando, ministrou palestras nas escolas municipais Professora Luzia Tavares, no setor Pouso Alegre, e Adélia Águia, no setor Vila Regina. “Além do papel da instituição, também tiramos dúvidas sobre atos infracionais e ações de alimentos”, disse Valdeon Pitaluga.
O coordenador da Defensoria Pública de Tocantinópolis, defensor público Antônio Clementino Siqueira e Silva, também ministrou, pela manhã, uma palestra na Escola Estadual XV de Novembro. " Foi muito gratificante a palestra pelo carinho recebido pelas crianças e adolescentes, na maioria carentes e de pais separados. Ao tomar conhecimento de seus direitos assegurados constitucionalmente, sentiram protegidos pelas palavras de incentivo", disse Antônio Clementino.