A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), realizou nesta quinta-feira, 18, inspeção no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i), Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende, Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), e nas obras do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Palmas. A atividade foi conduzida pelo coordenador do Núcleo, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes.
O Caps i e o Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende são geridos pela Prefeitura de Palmas, e o Cetea pelo Governo do Estado do Tocantins.
No Centro de Atenção Psicossocial Infantil, destinado a atender crianças e adolescentes de até 17 anos com transtornos mentais graves e persistentes, foi constatado que o serviço está sendo ofertado, contudo, há a necessidade de contratação de terapeutas ocupacionais e reformas prediais, como troca do piso, novas pinturas, entre outros pontos.
No Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende foram visitados o Núcleo Henfil e o Ambulatório de Saúde, com o intuito de conhecer o serviço assistencial ofertado, pois em relação ao Henfil, a Defensoria Pública recebeu reclamações da ausência de profissionais infectologistas atuando no local.
Acerca do Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), foi observada a falta de profissionais auxiliares de saúde bucal.
Já no Cetea, o Nusa constatou que a unidade está em fase final de obras para iniciar seus atendimentos. A estrutura inclui consultórios, salas terapêuticas, quadra adaptada e área molhada. O centro oferecerá uma abordagem multidisciplinar e integrada, com foco em terapias especializadas e no envolvimento familiar e também como um polo de capacitação e treinamento, com o objetivo de disseminar a metodologia de assistência para os 139 municípios.
As vistorias foram acompanhadas pela assessora do Nusa, Gianna Nathalya da Silva Alvarenga e o estagiário Ezequiel Batista de Carvalho.