edit Editar esse Conteúdo

Nusa participa de Seminário sobre a Saúde LGBTQI+ com foco na saúde de pessoas trans e travestis

Publicado em 01/07/2025 08:50
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
O evento ocorreu no auditório da OAB, em Palmas. - Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), participou da abertura do Seminário Saúde LGBTQIAPN+: TRANSformando a Saúde do Tocantins, realizado nesta segunda-feira, 30, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O evento, que tem como objetivo discutir a ofertar de um atendimento com mais qualidade e respeito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS-TO), está acontecendo no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Tocantins, em Palmas.

Em sua fala, o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes, destacou algumas atividades da DPE-TO, frente às necessidades das pessoas mais vulneráveis. “Informei aos presentes sobre a Ação Civil Pública que ingressamos para estruturar todo processo transexualizador e para melhorar o atendimento ofertado pelo Município de Palmas e também pelo Estado do Tocantins. Também fiz questão de enfatizar que a Defensoria está à disposição de todos para buscar o cumprimento dos direitos das populações hipossuficientes, quer seja de maneira individual ou coletiva”.

O seminário tem como pautas de discussão a equidade; linha de cuidado em saúde da pessoa transexual e travesti; atendimento e acolhimento em saúde da população LGBTQIAPN+; letramento; vivências e outros.

O evento está sendo coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde e conta com a presença de profissionais da saúde, educação, direitos humanos e movimentos sociais. Além da Defensoria Pública Estadual (DPETO), também são parceiros o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Ministério da Saúde (MS). (Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)

Edição de texto: Gisele França/Comunicação DPE-TO

keyboard_arrow_up