Nesta sexta-feira, 6, o Núcleo da Diversidade Sexual – NUDIS da Defensoria Pública do Tocantins promoveu ação voltada a população carcerária homossexual na Casa de Prisão Provisória de Palmas – CPPP.
O objetivo do evento foi primeiro fazer um levantamento para conhecer qual a população carcerária homossexual, para a partir desses números promover atividades e ações especificas que atendam a real demanda. Além disso, foi verificado a situação dessas pessoas na CPPP, e se existiam relatos de maus tratos.
Na ocasião também foram repassadas informações sobre direitos dos presos e distribuídos material de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
A defensora pública Valdete Cordeiro da Silva, coordenadora do NUDIS, disse que foi bastante proveitosa a visita à CPP de Palmas, além de informar os direitos e garantias da comunidade carcerária LGBT, foi fundamental para traçar metas e estratégias de trabalho para o próximo ano, onde ações como esta poderá acontecer com mais regularidade.
Texto: Alessandra Bacelar