edit Editar esse Conteúdo

Nudem promove educação em direitos das mulheres na 23ª edição da Agrotins

Publicado em 17/05/2023 16:26
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Franciélis em conversa com alunas(os) da Escola Municipal Rural de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos de Palmas - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Visando a promoção da educação em direitos junto a mulheres, o Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participa da 23ª da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A atuação defensorial teve início nesta quarta-feira, 17, e se estende até o fim da manhã desta quinta-feira, 18.

Estão presentes na Feira a assessora jurídica do Nudem, Franciélis Ferreira Vargas, com o apoio técnico da estagiária de pós-graduação do Núcleo, Nicolle Vilhena Vieira. De acordo com Franciélis Vargas, a atividade é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e é uma oportunidade não só de ampliar o público atendido pela DPE-TO quanto de mapear as demandas da mulher rural.

“Este é o nosso segundo ano na Agrotins e esta parceria com a Seagro nos possibilita centralizar o contato com um público bem distinto, formado por agricultoras familiares, mulheres rurais que participam do evento. E a educação em direito contempla várias esferas; aqui, por exemplo, nós podemos debater a educação ambiental como um direito das mulheres, o direito à informação sobre o acesso ao crédito rural e aos direitos previdenciários das mulheres do campo; uma série de temas que à medida que nos são demandados nos ajudam a conhecer melhor as atuais necessidades nas áreas rurais para futuras ações de atendimento da Defensoria”, explicou a Assessora Jurídica do Nudem.

Criando multiplicadores

Além das conversas de orientação no estande do Nudem montado na tenda da Agricultura Familiar da Agrotins, a equipe da DPE-TO também está realizando entregas de informativos impressos em diversos setores da Feira.

Durante a atuação no estande, um grupo de 40 alunos do 4º ao 9º anos da Escola Municipal Rural de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos de Palmas participou de uma roda de conversa com a equipe do Nudem. Para a professora de educação inclusiva que acompanhava os alunos, Euzira Alves, a iniciativa é muito importante na formação de multiplicadores dos conhecimentos transmitidos sobre direitos da mulher.

“Todo conhecimento é valioso e necessário. É uma informação a mais [os direitos das mulheres] que vem a contribuir com a vivência destes alunos e de quem tiver dedicado um tempo para ouvir as orientações, seja na escola, em casa, na comunidade onde vivem. A partir de uma interação desta, é possível se multiplicar o conhecimento adquirido aqui, com esta conversa com a Defensoria. Foi uma grata surpresa esta troca”, comemorou a Educadora.

Agrotins

Com o tema “Compliance no Agro”, a Agrotins 2023 teve início na segunda-feira, 16 e se estende até o próximo sábado, 20, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional.



keyboard_arrow_up